Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

segunda-feira, 4 de março de 2019

Opinião - Love de Toni Morrison






Este é o primeiro livro que leio da autora Toni Morrison. Li a sinopse e achei que ia gostar deste romance. Bom, afinal não gostei muito.

É uma história sobre várias mulheres, todas elas com ligação a Bill Cosey. A narrativa começa no presente e conhecemos Junior uma rapariga que responde a um anúncio num jornal para ir trabalhar para a casa que outrora fora de Bill Cosey. Aí conhece Heed que a contrata e também Christine.

Ao longo da história a autora recua no tempo para nos contar mais sobre esta família e o seu passado.

Não me vou alongar mais na história mas o balanço final não é positivo. Vi-me grega para acompanhar as várias personagens que este livro tem pois a autora não nos explica quem são. Só muito mais à frente é que entendi quem eram todas as mulheres retratadas. Achei muito confuso pois os parágrafos são muito longos e a autora no meio do presente coloca pedaços do passado e tive alguma dificuldade em acompanhar os acontecimentos. Não foi um livro que me agarrou pois andei um pouco perdida.
Era uma história que prometia, histórias de várias mulheres de várias gerações mas infelizmente não me cativou.

Tenho outro livro desta autora por ler, o Beloved, vamos ver se a minha experiência será diferente.

Classificação: 2/5


SINOPSE
May, Christine, Heed, Junior, Vida - e a própria L - são mulheres obcecadas por Bill Cosey. Desejam-no como pai, marido, amante, protetor e amigo. 

Esta visão ousada de uma genial contadora de histórias sobre a natureza do amor - o desejo, o sublime sentimento de posse, o deslumbramento incontrolável - é rica quer em personagens poderosas e acontecimentos dramáticos, quer numa sensibilidade intensa à forma como o passado continua vivo dentro de nós. 

Sensual, melancólica e inesquecível, Love é uma obra que encerra o círculo de um primeiro amor, indelével e extasiante, que nos marca para sempre.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Um romance intenso, incisivo... Toni Morrison no melhor da sua inesgotável mestria.»
Newsweek

«Há beleza e sabedoria em Love... O talento lírico e a profunda inteligência de Toni Morrison fazem-se sentir a cada página.»
The New York Observer

«Um livro brilhante. Uma narrativa breve, mas cheia de mistério e suspense e urdida com um engenho extraordinário.»
Financial Times

«Um romance para ser lido pelo menos duas vezes: é de tal modo rico e gratificante que consegue transportar o leitor para um mundo subtil onde necessita de tempo para se adaptar... De tirar o fôlego.»
Daily Mail

«A força de Love reside na luminosidade e energia das suas imagens poéticas.»
The Observer

«Love é o melhor livro de Toni Morrison. Um conto breve mas hipnotizante.»
Evening Standard

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Pinterest





Decidi hoje criar uma página no Pinterest para o blog. Já tenho conta pessoal há alguns anos e gosto bastante porque é muito visual e facilmente se encontra o que se procura.


Quem quiser seguir, clicar aqui:






Novidades de Março - A Mulher que Correu Atrás do Vento de João Tordo






SINOPSE

1892, Baviera. Lisbeth Lorentz, uma professora de piano, apaixona-se por um aluno de 13 anos que sofre de autismo. Ao descobrir que ele é um prodígio, instiga-o a compor um concerto durante as aulas e, um dia, sem explicação, fá-lo desaparecer.
1991, Lisboa. Beatriz, uma estudante universitária —que sonha com o toque das mãos da mãe falecida —envolve-se com o autor d’A História do Silêncio, um romance sobre Lisbeth Lorentz. Ao mesmo tempo, enquanto voluntária num abrigo para mendigos, Beatriz conhece Lia, uma jovem adolescente com um passado incógnito e um presente destruído.
1973, Londres. Graça Boyard, portuguesa, dá à luz a primeira e única filha. Fugida de Lisboa durante as cheias de 1967, para escapar à tirania do pai e à mordaça da ditadura, regressa à capital após a Revolução, tornando-se uma actriz de renome —e abandonando a filha ainda criança.
2015, Lisboa. No consultório de uma terapeuta, Lia Boyard desfia a sua história, dos anos de mendicidade ao momento em que decide procurar a mãe. É aqui que começam a unir-se as pontas de um romance a várias vozes: a história de quatro mulheres - Lisbeth, Graça, Beatriz e Lia - que atravessam um século de História e diferentes geografias, unidas por uma força que transcende a própria vida.
Um livro sobre o poder do amor e o vazio da perda, sobre a amizade que nasce das circunstâncias mais improváveis e o terrível poder da confissão. E, quase no final, uma revelação chocante, a reviravolta que faz deste romance de João Tordo uma narrativa magnética.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Novidades de março - Jogos Cruéis de Jodi Picoult




SINOPSE

O juiz repetiu,: «Admite que teve conscientemente contato sexual com Catherine Marsh para satisfazer os seus próprios desejos» «Sim, Meritíssimo», respondeu Jack com uma voz que continuava a não ser a dele.

Jack St Bride, um bonito rapaz de trinta e um anos que acaba de cumprir pena por um crime sexual que não cometeu contra uma adolescente, decidiu refazer a vida na primeira cidade onde o seu instinto lhe disse para parar. Mas o passado não se apaga tão facilmente quanto queremos. Em Salem Falls, cidade maldita onde, em 1692, as famosas bruxas com o mesmo nome foram perseguidas... o destino tem reservado para Jack um desafio cruel.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma mistura escaldante de cidade pequena, sexo e mistério.»
People

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Opinião - A Filha Desaparecida de Jane Shemilt





Este livro foi-me recomendado e emprestado por uma colega de trabalho, também ela amante da leitura. E se não tivesse sido por ela, muito provavelmente não teria conhecido esta obra.

A história começa com o desaparecimento de uma menina de 15 anos, a Naomi, após mais uma actuação numa peça de teatro da escola, nunca mais regressou a casa. Os pais, ambos médicos começam então numa busca pelo paradeiro da filha mais nova.

Narrada pela mãe Jenny e em dois tempos, na altura do desaparecimento de Naomi e o presente, um ano após o fatídico dia, vamos conhecendo melhor esta família, os pais e os dois irmãos mais velhos de Naomi. Todos eles escondem segredos...

A dúvida se a menina foi raptada ou se saiu de casa pelo seu próprio pé atormenta a família, especialmente a mãe que acaba por perceber que afinal não conhecia a filha que tinha. A autora descreve bem o sofrimento e angústia da mãe que se sente culpada pela pouca atenção que dava à filha.

Gostei bastante do final, foi diferente do habitual e por isso me agradou por não ser mais uma história como tantas outras.

Classificação: 4/5



SINOPSE

As horas passam mas Naomi não aparece. A noite avança e Jenny desespera. A filha adolescente já devia ter voltado da escola, onde participou numa peça de teatro. A vida de Jenny, uma médica casada com um neurocirurgião de sucesso, está prestes a mudar.
Um ano depois da noite fatídica, Naomi continua desaparecida. A polícia procurou em vão e os piores cenários (rapto ou homicídio) parecem hipóteses remotas. A busca obsessiva de Jenny, que não desiste da filha, sugere outra explicação: as pessoas em quem confiava e que julgava conhecer têm escondido segredos - sobretudo a própria Naomi.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Opinião - O Rouxinol, Kristin Hannah



(Em promoção na Wook)


Tão bem que ouvi falar deste livro que tive de o ler. Aproveitei o projeto Hol74 do canal Books and Movies da Dora Santos Marques a decorrer em janeiro. 
Foi uma leitura conjunta com a Patrícia Rodrigues do blog/canal Prazer da Coisas, que gostei muito de fazer.

Sim, este livro é sobre a 2ª Guerra Mundial mas não é "mais um".
Conta-nos a história de Vianne, casada com Antoine que parte para a guerra, e da sua irmã Isabelle, uma jovem rebelde de 18 anos que se sente abandonada pelo pai, Julien, e pela irmã.

Após a invasão da França pelos nazis, um capitão alemão fica a viver me casa de Vianne, juntamente com a sua filha Sophie de 8 anos. Vianne acaba por ter sentimentos contraditórios em relação ao capitão, nunca época em que a comida é muito escassa, onde se tenta sobreviver, pensar no hoje porque o amanhã logo se vê.

Já Isabelle, com o seu espírito rebelde junta-se à resistência e acaba por ter um papel muito importante dada a sua coragem e bravura e principalmente determinação.

É uma história de amores, de sobrevivência, coragem e resistência e especialmente de esperança. Uma visão do que foi a guerra por parte das muitas mulheres que ficaram com os filhos enquanto os maridos ião combater, sem nunca saber se regressariam.

Escusado dizer que chorei, chorei bastante. É um livro fantástico com um final muito emotivo! Por favor leiam!

Classificação. 5/5.


SINOPSE

Na tranquila vila de Carriveau, Vianne despede-se do marido, Antoine, que parte para a frente da batalha. Ela não acredita que os nazis vão invadir a França… mas é isso mesmo que fazem, em batalhões de soldados em marcha, em caravanas de camiões e tanques, em aviões que enchem os céus e largam as suas bombas por cima dos inocentes. Quando um capitão alemão reclama a casa de Vianne, ela e a filha passam a ter de viver com o inimigo, sob risco de virem a perder tudo o que têm. Sem comida, dinheiro ou esperança, e à medida que a escalada de perigo as cerca cada vez mais, é obrigada a tomar decisões impossíveis, uma atrás da outra, de forma a manter a família viva. Isabelle, a irmã de Vianne, é uma rebelde de dezoito anos, que procura um objetivo de vida com toda a paixão e ousadia da juventude. 

Enquanto milhares de parisienses marcham para os horrores desconhecidos da guerra, ela conhece Gäetan, um partisan convicto de que a França é capaz de derrotar os nazis a partir do interior. Isabelle apaixona-se como só acontece aos jovens… perdidamente. Mas quando ele a trai, ela junta-se à Resistência e nunca olha para trás, arriscando vezes sem conta a própria vida para salvar a dos outros. Com coragem, graça e uma grande humanidade, a autora best-seller Kristin Hannah capta na perfeição o panorama épico da Segunda Guerra Mundial e faz incidir o seu foco numa parte íntima da história que raramente é vista: a guerra das mulheres. 

O Rouxinol narra a história de duas irmãs separadas pelos anos e pela experiência, pelos ideais, pela paixão e pelas circunstâncias, cada uma seguindo o seu próprio caminho arriscado em busca da sobrevivência, do amor e da liberdade numa França ocupada pelos alemães e arrasada pela guerra. Um romance muito belo e comovente que celebra a resistência do espírito humano e em particular no feminino. Um romance de uma vida, para todos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Novidades de fevereiro - Corações Quebrados de Sofia Silva






SINOPSE

Uma relação maior que um oceano. Entre as dores da perda e a incapacidade de seguir em frente, Emília vive os seus dias numa clínica. Está estagnada. É nesse inferno pessoal que ela conhecerá Diogo, alguém que também foi vítima de uma tragédia. 

Será que é possível dois corações quebrados encontrarem a felicidade? 
Numa sociedade onde a aparência continua a valer mais do que a essência, é difícil continuar a jornada da vida quando tudo nos é arrancado. Passamos os dias a olhar para a capa das pessoas. Julgamos, sem compreender que nunca conheceremos totalmente uma história sem ler cada página. Sem compreender o seu início, meio e fim. Duas pessoas fisicamente distantes. Dois corações quebrados pela vida. Dois sotaques que se misturam entre a dor, o riso e o amor. 

Olhem para a capa de cada pessoa, mas virem a primeira página.

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Opinião - O Homem que Não Ligou de Rosie Walsh






Acabei agora mesmo de ler este livro, e que livro!

Fiquei cativada pela sinopse e comprei-o pouco tempo depois de ter saído mas infelizmente ficou parado na estante desde julho. Após ter lido e ouvido boas opiniões de uma amiga e duas booktubers, resolvi que era agora que queria lê-lo.

A história centra-se em duas personagens: Sarah e Eddie. Conhecem-se por mero acaso e rapidamente gera-se uma forte química entre os dois, ao ponto de passarem logo uma semana juntos. Quando se separaram, Eddie ia passar umas férias a Espanha mas voltaria pouco tempo depois. Mas Sarah nunca mais soube de Eddie: nenhuma mensagem, nenhum telefonema, nada. Sarah não acredita que Eddie tenha simplesmente desistido dela e pensa que alguma coisa se terá passado. Fica doida à procura de Eddie e de alguma pista sobre o que lhe aconteceu, apesar dos amigos dela não concordarem com ela.

Ficamos a conhecer a irmã de Sarah, a Hannah que é 5 anos mais nova mas como a narrativa é contada em vários tempos, a autora vai deixando alguns factos que só vamos conseguir entender plenamente mais tarde. Por isso este livro torna-se viciante, pois vamos criando suspeições e ideias na cabeça e ficamos em pulgas para saber o que efectivamente aconteceu.

Não querendo revelar mais, digo apenas que é uma história de amor e sobrevivência mas também tem bastante suspense, deixando-me agarrada logo mas primeiras páginas. Fui surpreendida no rumo que a história levou, não estava mesmo nada à espera. E também surpreendida pelo motivo pelo qual Eddie não ligou. O final foi a cereja em cima do bolo!
Muito bom! Adorei!


Classificação: 5/5



SINOPSE
Imagine que conhece um homem e se apaixona loucamente e é recíproco. São almas gémeas e um dia ele desaparece sem deixar rasto.

É o que acontece a Sarah. o seu primeiro encontro com Eddie é acidental mas tão intenso que não voltam a separar-se durante sete dias. São dias mágicos em que partilham tudo e se dão a conhecer sem reservas. Sabem que o que sentem um pelo outro é profundo e verdadeiro. Até que ele parte numa viagem breve. Promete telefonar. Mas não telefona. 

Nunca mais.

Passam-se semanas, meses… e a preocupação de Sarah intensifica-se. Não acredita nos amigos, que tentam convencê-la a esquecê-lo. Afinal, dizem, ela não é a primeira pessoa (nem a última) a ser ignorada por um amante. o melhor, garantem, é seguir em frente e não pensar mais no assunto. Mas ela não é capaz. Pois sabe - e sabe, com toda a certeza - que algo de terrível aconteceu. 

E um dia descobre que, afinal, tinha razão.