Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

domingo, 18 de novembro de 2018

Opinião - As Flores Perdidas de Alice Hart, Holly Ringland




Iniciei este livro com expectativas bastante elevadas, muitas opiniões boas, com classificação de 5 * no Goodreads.

Primeiro que tudo tenho de dizer que o livro é lindo! A capa é muito bonita e o interior, muitas páginas com desenhos de flores, dá realmente vontade de o ler.

O livro centra-se na história de Alice Hart, uma menina de 9 anos que vive com o pai e a mãe numa casa isolada junto ao mar. Alice tem um pai violento, que bate nela e na mãe.

Depois de um trágico acontecimento, Alice vai viver com a avó paternal, June, a qual não conhecia e começa a descobrir o passado dos pais.

A história dá um grande salto no tempo e voltamos a saber de Alice já com 26 anos idade. Sem querer revelar muito da história, achei a trama um pouco confusa. Há uma ou outra personagem que aparecem mas que não acrescentam nada à história. 

Alice revela-se muito instável sem saber bem o que quer e para onde quer ir, sem saber onde estão as suas raízes. Acaba por chegar a um sítio, (não revelando qual é) mas quando pensava que o final ir ser cheio de pormenores e especial, por ser um momento importante na vida de Alice, afinal não, em meia dúzia de linhas é contado um dos momentos mais especiais da sua vida. Enquanto que há momentos no livro, sem grande relevância, que a autora nos brinda com uma descrição muito pormenorizada...
Por isso fiquei algo desiludida com o final, por parecer que a autora não deu a atenção devida ao momento que eu considerei tão relevante na trama.

Gostei do livro mas muito longe de ser o livro do ano ou de lhe dar 5*. Estou mesmo com dificuldade em lhe atribuir uma classificação. Apesar de ter gostado do livro, em comparação com outros que já li, é esta a classificação que tenho de lhe dar.


Classificação: 3/5


SINOPSE
Um romance sobre as histórias que deixamos por contar e sobre as que contamos a nós próprios para sobrevivermos.

Alice tem nove anos e vive num local isolado, idílico, entre o mar e os canaviais, onde as flores encantadas da mãe e as suas mensagens secretas a protegem dos monstros que vivem dentro do pai.

Quando uma enorme tragédia muda a sua vida irrevogavelmente, Alice vai viver com a avó numa quinta de cultivo de flores que é também um refúgio para mulheres sozinhas ou destroçadas pela vida. Ali, Alice passa a usar a linguagem das flores para dizer o que é demasiado difícil transmitir por palavras.

À medida que o tempo passa, os terríveis segredos da família, uma traição avassaladora e um homem que afinal não é quem parecia ser, fazem Alice perceber que algumas histórias são demasiado complexas para serem contadas através das flores. E para conquistar a liberdade que tanto deseja, Alice terá de encontrar coragem para ser a verdadeira e única dona da história mais poderosa de todas: a sua.

11 comentários:

  1. Tendo já lido a sinopse e as opiniões que foram sendo escritas, tinha também expectativas grandes. Após ler esta opinião, vou baixá-las um pouco.

    ResponderEliminar
  2. Já tinha reparado neste livro nas montras ... e chamou-me a atenção. Agora que li a sinopse ainda mais vontade tenho de o ler

    ResponderEliminar
  3. A capa é realmente muito linda. Apesar desta review gostava de o ler na mesma.

    ResponderEliminar
  4. Vou começa-lo a ler hoje, todas as opiniões que li eram muito positivas, mas eu sempre tive os meus receios, agora depois de ler a tua opinião vou ainda com mais!

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada como ler, cada um tem uma interpretação daquilo que lê. Depois diz se gostaste :)

      Eliminar
  5. A capa é linda e chama a atenção. O tipo de literatura talvez não seja o meu género.

    ResponderEliminar
  6. È um livro maravilhoso e uma história inesquecível, na minha opinião; para além disso, a escrita da autora é fluída e poética, mas essa é a minha opinião e, claro, as sensibilidades são diferentes.

    ResponderEliminar