Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Opinião - Sob Um Céu Escarlate de Mark Sullivan





Livro que me despertou logo o interesse assim que li a sinopse. A acrescentar o facto de ser um dos finalistas do Livro do Ano da Goodreads e ser o #1 Bestseller da Amazon, a minha curiosidade ficou bastante aguçada.

Por isso fiquei muito feliz quando recebi este livro no correio, cortesia da Cultura Editora, à qual agradeço a cedência de um exemplar.

É nos contada a história de Pino Lella, um jovem italiano durante a 2º Guerra Mundial, um dos muitos heróis desconhecidos.
Pino era muito jovem quando foi para os Alpes, juntamente com o irmão Mimo para fugir à guerra e aos combates, acabando por ajudar o Padre Re a esconder e levar judeus a fugirem para a Suiça. Pino ultrapassou grandes obstáculos e dificuldades para ajudar os judeus na sua fuga: frio, neve, exaustão, fome, mantendo-se sempre positivo e transmitindo sempre aos amigos judeus a sua energia positiva.

A dada altura seus pais decidem que deveria alistar-se como soldado alemão, para o livrar dos combates. Acaba por ser recrutado como motorista pessoal do general Leyers, o mais poderoso general nazi na Itália. Pino torna-se espião, contra o conhecimento da maioria dos seus familiares, tendo criado vários afastamento no seio da sua família e tendo sido acusado de traição. Pino tem de lidar com aquilo que vai tendo conhecimento e que vai testemunhando ao acompanhar o general.

Ainda antes da guerra ter inicio, Pino Lella conhece uma jovem, Anna, por quem se apaixona imediatamente, e sem querer revelar muito desta parte da história, o amor e a paixão estão também muito presentes nesta obra.

É um romance baseado na história real de Pino Lello cujas personagens nos parecem muito reais. A história é muito emocionante, e cativou-me logo nas primeiras páginas. Li estas 464 páginas em 3 dias sempre com grande vontade de continuar a saber mais.

É um livro cru e real daquilo que foi a 2ª Guerra Mundial, das atrocidades cometidas, do sofrimento por que todos passaram e das marcas que deixou. O autor conseguiu trazer todo este sentimento para as páginas deste livro.

Adorei conhecer Pino Lello! Adorei conhecer a sua história e adorei ter aprendido com esta leitura!
É bom não esquecer este pedaço da nossa história.


Classificação: 5/5


SINOPSE
Pino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.
Numa tentativa de protegê-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.
Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.


3 comentários:

  1. Quero muito ler este livro. Espero que a oportunidade surja brevemente.

    ResponderEliminar
  2. Uma história real e passada na 2ª guerra mundial, após esta opinião extraordinária com uma classificação TOP, espero um dia desfrutar desta leitura.
    Esta parte da história jamais deverá ser esquecida, desde jovem que vejo documentários, filmes, tento ler livros, sobre o Holocausto, jamais deveremos ficar indiferentes.

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso da tua opinião! Estou ansiosa para começar este livro. Ainda por cima gosto do tema, a 2.ª guerra mundial :)
    Um beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar