A Sombra do Passado foi daqueles livros que, assim que li a sinopse, fiquei logo com vontade de o ler: segredos, histórias de vida, achei logo que deveria ser uma boa leitura. Acrescentando o facto de ter lido criticas muito boas.
No primeiro aniversário da morte da mãe de Adele num terrível acidente, há alguém que bate à porta da casa da família: uma desconhecida que diz estar à procura de Elizabeth pois é sua filha. Adele tem mais dois irmãos, Venetia e Jas e ficam todos atordoados com esta surpresa, ainda para mais no dia do aniversário da morte de sua mãe.
A partir daqui é que se desenrola a acção da história, que nos é contada no presente e também no passado, a partir de 1958 quando Elizabeth era ainda uma adolescente de 17 anos. Através do seu diário vai-nos sendo contada a sua história, uma vida que teve um período muito difícil.
É uma história de vida muito bem contada, com personagens bastante ricas. Um enredo envolvente que me prendeu ao livro muito rapidamente. Aborda vários temas sensíveis na época dos anos 50 e 60 como o papel da mulher na sociedade, a educação sexual (melhor, a falta dela), o socialmente correcto. Um segredo que é descoberto logo no início do livro e que nos aguça a vontade de querer saber o que aconteceu.
São destes livros que eu gosto tanto de ler, que me deixam empolgada até ao fim. Se é o vosso género de leitura, não deixem de ler.
Agradeço à Circulo de Leitores por me ter cedido um exemplar.
Classificação: 5/5
Sinopse:
O segredo de um verão idílico guardado durante 40 anos.
A revelação desafia tudo o que Addie achava que sabia sobre a mulher brilhante e difícil que tinha sido a sua mãe. Agora, ela e a sua nova irmã Phoebe vão descobrir a extraordinária história de uma criança perdida, e o segredo de um verão radioso que mudou a vida de uma mulher para sempre.
Uma narrativa envolvente e emocionante.
Woman and Home
Sem comentários:
Enviar um comentário