Fiquei muito curiosa com este livro assim que soube dele, um autor estrangeiro com uma experiência de vida passada em Portugal deixou-me logo curiosa.
Num misto de livro de viagens e livro de memórias, a nossa protagonista, Diana Marcum é uma repórter norte americana que vive na Califórnia. Lá descobre uma comunidade de imigrantes oriundos dos Açores, mais propriamente da ilha Terceira. Ficou fascinada por este grupo, pelas suas histórias e pelas tradições que ainda mantém mesmo longe de casa como as festas que celebram e a comida que preparam. Uma comunidade muito orgulhosa das suas origens.
Numa fase menos boa da sua carreira, Diana resolve viajar e ir conhecer a Terceira. Acompanhamos então esta viagem, as descobertas e as histórias que protagonizou e conheceu. Apesar de não conhecer a Terceira, apenas visitei a ilha de S. Miguel, a autora conseguiu transmitir-me a mística que os Açores têm, muito influenciada pelo mar. A beleza, a natureza e a serenidade daquela ilha em contraste com as festas populares, a força do mar e as dificuldades da condição insular, mas também a saudade. A saudade dos que ficam e vêem partir e a saudade de quem parte e não esquece o que deixou.
Não é uma leitura compulsiva, não é leitura surpreendente, mas é sem dúvida uma leitura que aquece o coração e deixa marca. Acredito que não deixará ninguém indiferente. Recomendo!
Classificação: 4/5
Agradeço à Cultura Editora pela cedência deste livro.
SINOPSE
A repórter Diana Marcum está a sofrer uma crise. Envolvida por uma tristeza pessoal há muito enterrada - e com a sua carreira parada - descobre um grupo incomum de imigrantes que moram na zona rural da Califórnia. Ela segue-os, na sua viagem anual de regresso às remotas ilhas dos Açores, onde os touros correm pelas ruas, existem vulcões ativos e as pessoas inventam festas para combater a saudade - um sentimento tão profundo que a palavra não tem tradução para outros idiomas.
Uma viagem pelas ilhas dos Açores, onde a repórter Diana Marcum, com a companhia do seu labrador Murphy, descobre que ainda existem coisas pelas quais anseia - e uma delas poderá ser um amor inesperado.
Uma viagem pelas ilhas dos Açores, onde a repórter Diana Marcum, com a companhia do seu labrador Murphy, descobre que ainda existem coisas pelas quais anseia - e uma delas poderá ser um amor inesperado.
Sem comentários:
Enviar um comentário