Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Opinião - Chuva miúda de Luis Landero






Fiquei muito curiosa com este livro assim que o vi, pois gosto muito de histórias de famílias.
Confesso que no início não foi fácil entrar na história pois a forma como está escrita, os poucos discursos directos obrigaram-me a me concentrar mais do que o normal. 

Tudo parte da decisão de Gabriel, 45 anos, reunir a família para festejar o 80º aniversário da sua mãe.  Estaria tudo bem se esta família, Gabriel e as suas irmãs Sónia e Andreia, convivesse como uma família, mas não, há várias desavenças e quezílias que fazem com que não se juntem há cerca de 10 anos.

Aurora, a mulher de Gabriel é a confidente da família, todos falam com ela e desabafam as suas tristezas e rancores. Cada um conta a sua versão dos factos para a mesma história ou evento. E por isso, por ter conhecimento do que cada um pensa e das suas amarguras, Aurora não acha bem este  ajuntamento familiar.

Foi assim uma leitura que primeiro estranhei mas depois entranhei. Uma boa história de família onde vão sendo revelados os problemas de fundo, as amarguras que uns sentem pelos outros e o porquê de certas atitude e decisões. É muito interessante ver como cada um interpretou e com que memoria ficou de uma mesma situação.

Classificação: 4/5

Agradeço à Porto Editora a cedência de um exemplar.




SINOPSE
Gabriel decide celebrar o octogésimo aniversário da mãe e, para isso, terá de contactar as irmãs a fim de reunir a família para a feliz ocasião. Todavia, estes telefonemas entre irmãos despertam rancores antigos, relembram erros do passado e põem em confronto diferentes visões do mesmo episódio. Aurora, a discreta mulher de Gabriel, é a confidente pela qual passam todas as histórias que durante anos estiveram guardadas no mais fundo de cada uma das personagens.
Chuva Miúda é um romance poderoso sobre a família - com os seus segredos e rancores -, mas também sobre a memória e a forma como o mesmo momento é lido e lembrado por todos aqueles que o viveram.

1 comentário:

  1. Indicação de leitura: Sonhos Reinventados - Angie Ammeline. Na Amazon Kindle.

    ResponderEliminar