Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Opinião - Mulheres que compram flores de Vanessa Montfort

                                            Wook.pt - Mulheres que compram flores



O titulo, a capa e a sinopse conquistaram-me. Este é o quarto livro da autora espanhola Vanessa Montfort.

A nossa narradora, Marina, é uma mulher de 40 anos que perdeu o marido Óscar há cerca de ano e meio. Um dia, ao entrar na florista Jardim do Anjo, num pequeno bairro de Madrid, conhece Olívia a dona da loja que acaba por lhe oferecer um trabalho na florista. Marina mudou-se recentemente para o bairro, depois de deixar a casa onde morava com Óscar, e acaba por aceitar a oferta.

É na florista que Marina conhece algumas das clientes, um grupo de 4 mulheres, mulheres que compram flores. Gala, Cassandra, Vitoria, Aurora e Olívia são as novas amigas de Marina. 
O Jardim do Anjo tem um papel relevante nesta trama e na amizade, pois há sempre uma referência à loja e às flores. Fiquei a conhecer um pouco mais sobre as flores e o significado que lhes é atribuído.

Mas Marina tem uma missão, prometeu a Óscar que deixaria as suas cinzas em Tanger e terá de ir até lá para o fazer. As novas amigas incentivam-na a fazer a viagem para poder concretizar o desejo de Óscar.

A história é contada alternando a viagem até Tanger e a adaptação de Marina ao novo bairro, ao novo emprego e às novas amigas.

Esta é uma história sobre amizade, uma amizade de que criou entre estas 6 mulheres que são tão diferentes, que têm histórias de vida tão distintas mas que acabam por conseguir apoiar-se umas nas outras, criar laços fortes e enfrentar os seus fantasmas. 
É também uma história sobre o amor, os compromissos e o casamento pois, apesar de uma delas tem uma história diferente, todas têm questões por resolver.
No fundo é uma história de mulheres reais, mulheres que não são perfeitas e que buscam a felicidade, mesmo que essa felicidade não seja a que a sociedade acha que deve ser.

Não é um livro com muita acção, é um livro de reflexão, onde facilmente nos conseguimos identificar com alguma personagem ou pelo menos com algumas características. Mas também me fizeram lembrar de pessoas que conheço. Estas personagens podiam facilmente existir.

Gostei bastante deste livro e vou ficar atenta aos próximos livros publicados pela autora.

Classificação: 4/5



Este livro foi gentilmente cedido pela editora, à qual agradeço.





SINOPSE


Num bairro pequeno e central da cidade, há cinco mulheres que compram flores. A princípio, nenhuma o faz para si própria: uma compra-as para um amor secreto, outra para o seu escritório, a terceira para as pintar, uma outra para os seus clientes, e a última... para um homem morto.
«A última sou eu e esta é a minha história.»
Após a perda do seu companheiro, Marina percebe que está totalmente perdida: durante demasiado tempo, ocupou um lugar secundário na sua própria existência. Procurando começar do zero, aceita um trabalho temporário numa curiosa florista chamada «O Jardim do Anjo». Lá, encontrará outras mulheres, todas muito diferentes entre si, mas que, como ela, estão numa encruzilhada vital no que diz respeito ao trabalho, aos amores, aos desejos ou à família. Do relacionamento entre elas e Olivia, a excêntrica e sábia dona da florista, despontará uma amizade íntima da qual depende o novo rumo que as suas vidas tomarão.
Viciante, divertido, romântico e honesto, Mulheres que compram flores é um comovente romance sobre amizade e independência feminina, numa viagem épica rumo ao centro dos sonhos da mulher contemporânea.


2 comentários:

  1. Tenho para ler, estou tão curiosa! Todos falam maravilhas!!
    beijos

    https://a-lilianaraquel.blogspot.com/

    ResponderEliminar