Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Opinião - O Clube do Crime das Quintas-Feiras de Richard Osman


Neste primeiro livro da série Thursday Murdrer Club, vamos conhecer quatro reformados: Ron um ex-sindicalista, Ibrahim, um ex-psiquiatra, Joyce, uma ex-enfermeira e Elizabeth. Eles moram num bairro de residências para reformados chamado Coopers Chase Retirement Village que fica em Kent, na Inglaterra. 
Reúnem semanalmente para discutir crimes que não foram ainda resolvidos, criando assim o Clube do Crime das Quintas-Feiras. É através de Elizabeth que eles obtém os ficheiros destes crimes e sobre os quais se debruçam na esperança de lhes conseguir dar um desfecho. Elizabeth é a líder do grupo mas tem um passado algo misterioso e uma rede de contactos grande o suficiente que lhe dá acesso a estes ficheiros e a contactos privilegiados.

Na primeira parte do livro vamos então conhecer melhor estes quatro residentes, os seus hábitos e rotinas e um pouco das suas histórias de vida e como chegaram ao bairro residencial. Até que há um homicídio neste bairro. E pouco tempo depois, outro. Agora sim o clube vai por mãos à obra e usar toda a experiência de vida e sabedoria para investigar estes crimes.

Apesar de ter ficado com a expetativa de que seria um livro com bastante humor, isso não aconteceu. O humor, que existe, é bastante discreto e subentendido. Há algumas piadas relacionadas com factos ocorridos em Inglaterra que penso que não teve o impacto que teria se fosse nacional do país ou estivesse conhecimento do assunto.

Mas isso não me tirou o prazer desta leitura. Primeiro porque este quarteto de idosos são personagens engraçadas, muito bem descritas e estruturadas, impossível não simpatizar com eles. Depois porque a história relacionada com os homicídios está cheia de mistério, segredos, voltas e reviravoltas. É daqueles livro que nos prendem desde os primeiros capítulos. 
Gostei muito dos truques, esquemas e subterfúgios que estes residentes usam para conseguir aquilo que querem e se desenvasilharem de certas situações, especialmente como conseguiram que a policia Donna de Freitas fosse destacada para investigar estes crimes, juntamente com o colega Chris.
A história é narrada na terceira pessoa e alternadamente há capítulos com passagens do diário da Joyce, que gostei muito de ler.

É um livro que aborda algumas questões mais sensíveis relacionados com a velhice como a perda de faculdades físicas, a doença, a solidão, o luto e a perda. Mas isto é o que torna estas personagens tão reais e verosímeis. E sendo eles tão diferentes, resultam tão bem juntos com essas diferenças. Desenganem-se, esta história não se resume a estas quatro personagens, é um história muito rica, quer em número quer em diversidade de personagens.

Um  livro que recomendo a quem gosta de mistérios com um toque de humor e cujas personagens fazem a diferença na história. É um livro diferente que me cativou. Ah, e como disse no início, é uma série, por isso espero que o segundo livro seja publicado em breve!

Classificação: 4/5

Agradeço à editora o envio de um exemplar deste livro.
SINOPSE

Quatro reformados com alguns truques na manga
Uma polícia com o seu primeiro grande caso nas mãos
Um assassinato brutal
Bem-vindos a... O Clube do Crime das Quintas-feiras

Num pacato bairro de residências privadas para reformados, quatro amigos improváveis reúnem-se uma vez por semana para discutir crimes que ficaram por resolver.

Ron, um ex-sindicalista todo tatuado; a doce Joyce, uma viúva que não é tão ingénua quanto parece; Ibrahim, um ex-psiquiatra com uma incrível habilidade analítica; e a tremenda e enigmática Elizabeth, que lidera este grupo de investigadores amadores... ou nem por isso.

Quando um homicídio ocorre no pequeno bairro, e uma misteriosa fotografia é encontrada ao lado do cadáver, o clube vê-se envolvido no seu primeiro caso real. Embora sejam quase octogenários, os quatro amigos têm alguns truques na manga...

Será que este gangue pouco convencional, mas brilhante, irá conseguir apanhar o assassino antes que seja tarde demais? O melhor é nunca subestimar um grupo de velhotes.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Não se via nada assim desde Harry Potter.»
The Guardian


3 comentários:

  1. Estou com muita vontade de o ler... já pedi emprestado à minha colega xD

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tua opinião e tinha algumas expectativas para este livro, mas a verdade é que comecei a lê-lo há uns dias e não consigo avançar grande coisa porque sinto que, pelo menos o início, é super confuso e eu estou completamente à deriva e sem perceber nada, mas pronto. Espero que melhore para mim

    ResponderEliminar