segunda-feira, 6 de março de 2023
quinta-feira, 2 de março de 2023
Opinião - A Casa do Outro Lado do Lago, Riley Sager
Leitura 17/2023
Neste terceiro livro do Riley Sager publicado em Portugal, a
história vai levar-nos até ao Vermont, nos EUA.
Casey Fletcher é uma conhecida atriz que recentemente perdeu
o seu marido. Depois de passar por um mau momento aos olhos da imprensa, devido
ao seu consumo abusivo de álcool, Casey refugia-se na casa do lago da sua
família. O lago é conhecido por ter uma certa aura misteriosa e assombrado pelo
desaparecimento de três jovens raparigas da zona.
Na casa do lago Casey tem agora uns novos vizinhos: Tom, um
CEO da tecnologia e Katherine Royce, uma famosa ex-supermodelo. A casa deles é
do lado oposto do lago em relação à casa de Casey, e é daquelas moradias todas
envidraçadas.
Numa das suas tardes passadas no alpendre com os seus binóculos
e bourbon, Casey vê algo estranho na água. Pega no seu barco e vê que é
Katherine que está a boiar na água. Casey consegue salvá-la e a partir daí a
tornam-se grandes amigas. Mas à medida que vai ficando viciada em vigiar a casa
de Tom e Katherine, começa cada vez mais a desconfiar que o casal perfeito não
é assim tão perfeito. Até que um dia Katherine desaparece e Casey acha que Tom é
o responsável.
Gostei muito de ler esta história onde nada é o que parece. Os capítulos curtos e o enredo cativante fizeram-me ficar agarrada a esta trama desde cedo. Contamos com uma protagonista não confiável devido ao seu estado de embriaguez constante. Suspeitamos de todas as personagens envolvidas nesta trama.
Repleto de plots twists e segredos desenterrados do passado,
é um livro de leitura compulsiva onde jamais teria adivinhado a verdade dos
factos. Um autêntico page turner.
Agradeço à editora Guerra e Paz o envio de um exemplar.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
Opinião - Regresso ao Éden, Paco Roca
quarta-feira, 5 de outubro de 2022
Opinião - Rei Branco de Juan Gómez-Jurado
Rei Branco, o
último livro que encerra trilogia Antónia Scott.
“Espero que não
te tenhas esquecido de mim. Queres jogar? Foi esta a mensagem que Antónia
recebe no seu telefone e é assim que vai começar mais uma aventura alucinante.
Com capítulos curtos
que incentivam a leitura rápida, este terceiro livro é um autêntico “page
turner”. O primeiro livro foi o meu preferido, mas a série está muito bem construída. Antónia é de facto uma personagem única que emparelha bem com o Jon.
Vou ficar com saudades desta dupla!
Recomendo a quem
goste de um bom thriller repleto de segredos e intriga.
"Três
casais que fingem prestar-se atenção enquanto vêem o seu Instagram, dois
hipsters que fazem de conta que escrevem um romance nos seus MacBooks, um
assassino psicopata. É mais fácil reconhecer o último, é o único que, em vez de
um dispositivo eletrónico, tem um livro de papel na mão."
Obrigada à Planeta Editora a oferta de um exemplar.
segunda-feira, 29 de agosto de 2022
Opinião - Maria Montessori e a Escola da Vida de Laura Baldini
domingo, 21 de agosto de 2022
Opinião - Sashenka de Simon Sebag Montefiore
Em Sashenka vamos mergulhar na história da Rússia, desde o
fim dos Czares até ao período pós-soviético.
O livro está dividido em três partes:
A primeira parte remete-nos para 1916, altura em que Sashenka tem 16 anos, frequenta um colégio feminino. Um dia a polícia detém-na à porta do colégio e é levada para a prisão acusada de espionagem. O seu Tio Mendel é bolchevique e recrutou-a para ser espia, ficando conhecida com o nome de código “Raposa da Neve”.Criada no seio de uma família rica e influente, com ligações ao Czar, Sashenka não se identifica minimamente com o modo de vida dos pais.
A segunda parte é passada em 1939, para Moscovo, quando Sashenka é casada com um membro do partido comunista, Vanya e tem dois filhos Carl e Branquinha. Sashenka e começam a temer pelos seus filhos e pelas suas vidas quando surge uma onda de desaparecimentos de pessoas à volta da desta família. Um clima de terror onde a polícia secreta persegue quem cometeu crimes contra o partido comunista. É então que a vida desta família terá um trágico destino quando Sashenka se apaixona perdidamente por Benya Golden.
Na terceira parte desta história, passada em 1994, Katinka, uma jovem historiadora Russa é contratada por Roza Getman para descobrir o que aconteceu à sua família, de quem nada sabe, na Rússia durante o período estalinista. Enquanto Katinka faz a sua investigação, depara-se com o nome de Sashenka.
Eu adoro uma boa saga familiar e este livro prendeu-me logo nos primeiros capítulos. Gostei de conhecer todo o ambiente à volta da ascensão do comunismo russo, que tão bem o autor descreveu. Como a espionagem e contraespionagem funcionavam, a polícia secreta, os agentes duplos, assim como os campos de trabalho bolcheviques. Mas confesso que o me arrebatou foi a terceira parte do livro, onde há a procura pelo que aconteceu após o final abrupto da segunda parte do livro. Adorei toda a investigação e como Katinka conseguiu seguir as pistas e ligar factos para chegar à descoberta final. Foi a cereja no topo do bolo.
Com uma escrita clara e cativante, é um livro a não perder para os amantes de sagas familiares e romances históricos. Uma história sobre família, amor, luta e sobrevivência que me emocionou.
Este livro é o primeiro da chamada trilogia de Moscovo, pelo
que fico ansiosamente à espera para ler o segundo livro.
Agradeço à editora a oferta de um exemplar.
quarta-feira, 10 de agosto de 2022
Opinião - O Código Katharina de Jørn Lier Horst
Este é o segundo livro que leio do autor da série William
Wisting.
Em O Código Katharina, somos transportados para uma pequena
cidade na Noruega, onde o detetive Wisting vive, numa casa na mesma rua que a
sua filha Line e neta Amalie.
O dia 9 de outubro está a chegar, o dia em que Katharina
Hauger desapareceu sem deixar qualquer rasto. Apenas
um papel deixado na cozinha com números, linhas e uma cruz, o Código Katharina.
Wisting foi o detetive que investigou o caso há 24 anos e que nunca foi resolvido. Todos os anos o detetive volta a analisar o processo há procura de alguma coisa que lhe tenha escapado. Todos os anos, nesse dia, Wisting visita o marido de Katharina, Martin.
Só que este ano, Martin não se encontra em casa quando
Wisting o vai visitar nem atende as suas chamadas. Algo de estranho se está a
passar…
Em simultâneo, aparece um investigador de Oslo, Stiller,
especialista em casos arquivados que pensa que Martin é suspeito no rapto de uma
jovem, Nadia Krogh, pouco tempo antes do desaparecimento de Katharina.
Mais uma boa leitura, neste ambiente frio e sombrio das
florestas da Noruega. Gosto muito do detetive Wisting e apreciei bastante
conhecer mais da sua vida pessoal, assim como do envolvimento da filha Line
nesta história.
É um livro que vicia logo nos primeiros capítulos e que é um
autêntico “page turner”. A escrita do autor é envolvente e os conhecimentos que
o autor tem sobre as investigações estão bem presentes. Apesar de ser uma série,
não é necessário ler este livro por ordem.
Se gostam de thrillers nórdicos, passados em cenários
sombrios, esta série é um “must read”.
Classificação: 4/5
Obrigada à editora pelo envio de um exemplar.
quarta-feira, 8 de junho de 2022
Opinião - Criada, A luta de uma mãe pela sobrevivência de Stephanie Land
domingo, 5 de junho de 2022
Opinião - Tempo de Mulheres de Carmen Korn
domingo, 15 de maio de 2022
Opinião - A Livreira e o Ladrão de Oliver Espinosa
Um livros sobre livros e uma livraria chama sempre a minha atenção!
Laura é a proprietária da Livraria Loire, em Madrid, herdada de seu pai que a fundou. Infelizmente o negócio não vai de vento em popa, muito pelo contrario, Laura está num desespero para tentar salvar a livraria do pai. Cheia de dívidas devido a um empréstimo com um agiota e estando o prazo para o pagamento a chegar, resta apenas a Laura vender o que de mais valioso tem: o manuscrito de O Inferno da Divina Comédia que está na sua família há várias gerações. Quando o resolve vender, descobre que o manuscrito que tem na livraria é uma falsificação. Quem terá roubado o manuscrito original? Como irá Laura resolver os problemas financeiros da livraria Loire?
Esta é a premissa desta história que gostei bastante de ler. Uma leitura envolvente que me prendeu desde os primeiros capítulos. Gostei bastante do "plot twist" que há nesta trama e desconfiei dele no início mas não me tirou a vontade e o gozo da leitura. Um livro escrito em várias linhas temporais e que contem muitas referências e citações de vários livros antigos, o que me permitiu aprender sobre o mundo dos livros raros, do mercado negro em torno deles e das falsificações. É também um livro sobre amor, amizade e segundas oportunidades. Não posso dizer que o final desta história me tenha surpreendido mas ainda assim foi do meu agrado.
Uma história que recomendo a quem gosta ou tenha interesse em saber mais sobre o mundo dos livros raros.
Classificação: 4/5
Agradeço à Clube do Autor o envio de um exemplar.
domingo, 8 de maio de 2022
Opinião - Mulheres de Sal de Gabriela Garcia
terça-feira, 3 de maio de 2022
Novos Vencedores do Passatempo 5º Aniversário
Após ter aguardado uma semana que os primeiros vencedores reclamassem os seus prémios, e ter deixado mensagem no post do passatempo, sorteei novos vencedores.
O segundo vencedor é o Rui Alves que receberá Dr. B.
Aguardo que me enviem email com o vosso nome e morada para proceder ao envio dos livros.
🎉Parabéns!! 🎉
segunda-feira, 2 de maio de 2022
Opinião Sira, de Maria Dueñas
❗Atenção: Esta opinião pode conter spoilers do primeiro livro ❗
Depois de O Tempo Entre Costuras vamos novamente encontrarmo-nos com Sira. Desta vez uma Sira mais madura que passou por tantos desafios no seu passado. Casada com Marcus e grávida do filho de ambos, estão a viver na Palestina, no final da Segunda Guerra Mundial, numa fase de grande instabilidade política e social. É então que Sira vai sofrer um novo e trágico revés na sua vida que a levará para Inglaterra.
Mais uma vez um grande livro com uma história muito bem escrita e muito envolvente. A autora consegue prender o leitor às personagens, entender o seu sofrimento, sentir empatia mas também alegrar-se com as suas conquistas.
Gostei muito desta leitura onde as referências históricas e políticas estão sempre presentes e na dose certa para situar o leitor na época e nos vários cenários desta narrativa: Palestina, Inglaterra, Marrocos e Espanha. Vamos acompanhar a visita oficial de Eva Peron a Espanha e confesso que gostei bastante desta parte da narrativa. Uma história sobre resiliência, recomeços, família e amor que apreciei ainda mais que o primeiro livro.
Sira é uma personagem fantástica, com uma grande capacidade de adaptação a diversas realidades, independente e por isso mesmo muito à frente da sua época. Daqueles livros que fiquei com pena de ter terminado e que ficaria muito feliz se houvesse nova sequela.
Classificação: 4/5
Agradeço à Porto Editora o envio de um exemplar.
SINOPSE
quinta-feira, 28 de abril de 2022
Opinião - A Maldição de Lourenço Seruya
segunda-feira, 25 de abril de 2022
Resultado do Passatempo 5º Aniversário
Aqui ficam os vencedores do passatempo do 5º aniversário.
🎉Liliana Diniz vai receber O Cobrador 🎉
segunda-feira, 11 de abril de 2022
Passatempo 5º Aniversário
O blog hoje faz 5 anos!
Como forma de agradecer todo o vosso apoio, vou sortear estes dois livros que estavam na minha estante mas nunca foram lidos.
Para concorrer basta:
- Comentar este post dizendo que querem participar.
Só é válido uma participação por pessoa.
O passatempo termina dia 20 de abril;
Haverá dois vencedores, cada um ganhará um dos livros.
O sorteio será feito via Random;
Passatempo válido apenas para moradas em Portugal.
Boa sorte!
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Opinião - O Sanatório de Sarah Pearse
Sunday Express
Booklist
Vanity Fair
Reese Witherspoon
Daily Mail



























.jpg)



.jpg)