Há uns meses ganhei um passatempo da Porto Editora e o prémio foram TODOS os livros da Jojo Moyes! Fiquei encantada com o prémio! Mas ainda só tinha lido o Um Mais Um que simplesmente adorei (
ver aqui opinião).
Aproveitei os desafios literários em que estou a participar e escolhi este para a categoria de livro adaptado ao cinema.
A história inicia-se com Louisa a ficar sem o seu emprego de há 6 anos num café local. A família não tem muitas posses e a irmã é mãe solteira, por isso o seu salário faz falta à família.
Quando vai ao centro de emprego, encontra um trabalho para cuidadora de um inválido com um bom salário e vai à entrevista a pensar que é para tomar conta de um idoso. Mas descobre que afinal para ser cuidadora de um rapaz de 31 que sofreu um acidente e ficou tetraplégico, Will.
Apesar de não ter experiência neste tipo de trabalho, a mãe de Will decide contratá-la. Porém, inicialmente foi difícil Lou conseguir que Will fosse amistoso com ela, mostrava-se sempre distante e frio com ela.
Mas Louise consegue com a sua simplicidade e humildade chegar a Will. Até que descobre os planos que Will tem para a sua vida, sente-se enganada e triste e decide despedir-se. A mãe de Will pede para ela voltar e ela compromete-se a tentar que Will desista do seu plano.
Lou pesquisa e arranja actividades que Will possa fazer e eles tornam-se cúmplices e próximos.
Não querendo me alongar na história e sem querer revelar muito, posso dizer que este livro é muito bom. Tem momentos bastante engraçados e tem momentos profundamente tristes. Gostei mesmo muito!
Quanto ao filme, vi-o uma semana depois de ler o livro. Começa de forma diferente do livro, com o acidente de Will e claro, há muitas partes e pormenores que não são abordados no filme. Passei os últimos 10 minutos do filme a chorar...
Mas gostei bastante do filme, bom para ver depois de o livro lido, um bom complemento.
Classificação: 5/5
SINOPSE
Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal - um namorado estável, trabalhador e uma família unida - que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante - grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável - agora tudo isso ficou para trás.
Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.
Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso, com sensibilidade, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências. Louisa Clark é uma jovem com uma vida banal - um namorado estável, trabalhador e uma família unida - que nunca saiu da aldeia onde sempre viveu. Quando fica desempregada, vê-se obrigada a aceitar um emprego em casa de Will Traynor, que vive preso a uma cadeira de rodas, depois de um acidente. Ele sempre tinha vivido de um modo trepidante - grandes negócios, desportos radicais, viajante incansável - agora tudo isso ficou para trás.
Will é mordaz, temperamental e autoritário, mas Lou recusa tratá-lo com complacência e em breve a felicidade e o bem-estar dele tornam-se muito mais importantes do que ela esperaria. No entanto, quando Lou descobre que Will tem planos inconfessáveis para a sua vida, ela luta para lhe mostrar que ainda assim vale a pena viver.
Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso, com sensibilidade, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
The independent on Sunday
Blog As Leituras da Fernanda