Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Opinião - A Amiga Genial Elena Ferrante



Já há muito que tinha ouvido falar muito bem desta tetralogia da escritora Elena Ferrante. A Amiga Genial é o primeiro livro da tetralogia de Nápoles.
Primeiro que tudo há um mistério em torno da autora, pois é um pseudónimo e ninguém sabe quem ela é na verdade. Apenas se sabe que terá nascido em Nápoles, Itália.
Esta história é passada nos arredores de Nápoles na década de 40 e fala-nos da amizade entre duas meninas, Elena (conhecida como Lenú) e Raffaella (conhecida como Lina ou Lila).
Confesso que não fiquei agarrada ao livro desde os primeiros capítulos, achei o início, quando fala da amizade das duas meninas ainda no decorrer da escola primária, um pouco sem acção, muito descritivo e sem grandes revelações. Mas também entendo que se é para contar a história das amizade das duas, é natural que se comece no início. À medida que as meninas crescem e se tornam adolescentes, o livro torna-se muito mais interessante e apelativo.
Elena é a narradora e conta-nos como nasceu e como evoluiu a amizade entre as duas. Houve vários momentos de aproximação onde estavam sempre juntas e depois também vários momentos de afastamento. A escola. o gosto pela escrita, os namorados, o dinheiro e a família são os assuntos retratados nesta história. O dia-a-dia de um bairro sub urbano e pobre de Nápoles é aqui descrito com todos os seus problemas: o não acesso à educação, a falta de dinheiro.
Gostei bastante da escrita da autora, é bastante fluída, real, e é interessante de ver o diferente rumo que a vida destas duas meninas seguiu.
O segundo livro já está na estante a aguardar vez.
Classificação: 4/5.



Sinopse:

"A Amiga Genial" é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente. Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro. Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas ações. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja. Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração. O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue. "A Amiga Genial" tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse. «Elena Ferrante é uma das grandes escritoras contemporâneas.» The New York Times

7 comentários:

  1. estou te seguindo flor seguir de volta http://cantinhodachris583.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Olá, tudo bem?

    Ainda não conhecia a história e fiquei bastante interessada, pois livros com esta temática sempre chamam bastante a minha atenção. Gostei do fato da escrita da autora ser fluída e e real, pois gosto de histórias me mexam com o emocional! Já vai para a listinha!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a história, mas gostei bastante, principalmente por ser uma história de época, a década de 40 era muito diferente dos dias atuais e ler sobre isso é bom pra entender que não tínhamos toda essa tecnologia de hoje. Gostei bastante da sua resenha. Sucesso!

    ResponderEliminar
  4. Tenho visto muitas resenhas positivas sobre a escrita dessa autora e quero muito ler essa tetralogia, sinto que vou gostar muito da autora.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Oi!
    Tenho deixado a leitura desse livro sempre para depois, lendo a sua resenha fiquei com vontade de começar a ler agora! Com certeza será minha próxima leitura!
    Beijos
    https://aventureirasliterarias.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  6. Menina, eu já ouvi falar tanto da Elena Ferrante mas até hoje não conhecia nenhuma obra dela. Depois de ler sua resenha, fiquei com vontade de conhecer as obras dessa autora, pois me chamou a atenção a escrita da mesma. Vai pra minha lista de leituras!

    Beijos

    Hellen Cristhi

    ResponderEliminar
  7. Já me aconselharam mais do que uma vez, mas ainda não consegui pegar-lhes!

    ResponderEliminar