Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Opinião - Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez



Sempre ouvi falar tão bem deste livro. E num dia destes decidi lê-lo, afinal é uma obra já considerada clássica (fez este ano 50 anos) e de um autor laureado com o Prémio Nobel da Literatura em 1982.
Bom mas nem sei bem o que dizer deste livro. Não me cativou, não tive vontade de o acabar, sempre a contar as páginas que faltava para o terminar...

Achei uma leitura difícil, primeiro porque as personagens são muitas e com muitos nomes repetidos. Este livro tem uma árvore genealógica da família Buendia no início mas mesmo assim houve alturas que as personagens me confundiram. E isso fez com que muitas vezes perdesse o fio à meada.
Não consegui sentir interesse pela história e pelas personagens, achei muitas partes enfadonhas principalmente a primeira metade do livro. Depois achei melhorei e a história tornou-se um pouquinho mais interessante.

Tem bastantes descrições, fala da evolução da vila, da pessoas, do modo de vida da evolução tecnológica e estes aspectos foram positivos mas depois o enredo em si não foi cativante para mim.
Foi uma decepção para mim mas talvez tenha tido expectativas muito elevadas mas não desisti, achei que tinha de o ler até ao fim, não queria mais um livro inacabado na estante.
Quem leu, gostou?

Classificação: 2/5


Sinopse: 
"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo."
Com estas palavras - tão célebres já como as palavras iniciais do Dom Quixote ou de À Procura do Tempo Perdido - começam estes Cem Anos de Solidão, obra-prima da literatura comtemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo.
A fabulosa aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro,

4 comentários:

  1. Estive com esse livro na mão mas escolhi um do Stephen King. Um dia lerei esse :)

    ResponderEliminar
  2. Vim dar uma olhada em resenhas e vi essa, que vim ler logo. Achei interessante como pontos de vista sobre algo podem ser bem diferentes, o que mostra que cada experiência é singularíssima. Esse foi um livro que eu devorei, não consegui parar, houve um dia que fui andando com ele nas mãos, no meio da rua, pois tinha de descer do ônibus e estava numa parte que não queria abandonar sem progredir mais um pouco na história. Portanto, minha experiência com esse livro foi o exato oposto da que você teve... :)
    Tenho vontade de relê-lo hoje, pois já faz uns treze anos desde essa primeira leitura...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consegui apegar-me à história...
      Ainda bem que gostou, eu fico triste quando isto me acontece.
      Talvez um dia volte a lê-lo. :)

      Eliminar