Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Opinião - Maresia e Fortuna, Andreia Ferreira




Este livro é da autora Andreia Ferreira do blog https://d311nh4.wordpress.com/. Conheci o livro através do blog dela e da Goodreads e assim que li a sinopse fiquei cativada e com vontade de o ler.

O livro relata a vida de uma família, a mãe Adelaide e seus dois filhos, Simão e Eduardo. Mas também a vida de Júlia, ou melhor, principalmente da vida de Júlia. A história é narrada alternadamente pelo Eduardo e pela Júlia e em vários espaços temporais.

Começa com a ida de Júlia e da sobrinha Vanessa à Apúlia, durante o verão. Júlia tem alguns assuntos do passado dela que precisa resolver, pois ela não se consegue recordar do que aconteceu 18 anos antes e que levou a que se afastasse daquela vila e das pessoas que lá conheceu.

Bom, a vida destas duas família acaba por se cruzar no presente e depois entendemos também que no passado.
Mas há muitas mentiras e segredos escondidos, tantos no passado como no presente. Há a questão da falta de memória da Júlia sobre os acontecimentos passados e o leitor sente-se tentado a encontrar uma explicação para o que realmente aconteceu. Logo de início desconfiei de um coisa mas depois a meio achei que não podia ser, e afinal era mesmo (não posso revelar o que era...)!
E é tudo isto que me fez prender ao livro, sempre a querer saber mais e querer entender as motivações, os porquês das mentiras e dos segredos.

O amor está sempre presente neste livro, tal como o mar e também a floresta.

Gostei muito!


Classificação: 4/5


SINOPSE
O que é o verdadeiro amor?

Para Eduardo, de 17 anos, é a mãe e o irmão mais velho, Simão. Este, porém, tem um segredo que o empurra para a bebida e Eduardo receia que o seu irmão se suicide, tal como o pai de ambos o fizera, dez anos antes.

Júlia acredita que passou ao lado de um grande amor. Em busca da verdade que mudará a sua vida, regressa à vila de Apúlia para reconstruir um passado de que não se consegue recordar.

O caminho desta mulher perturbada está prestes a cruzar-se com o de Eduardo, trazendo à tona segredos, paixões agressivas e remorsos intemporais, com consequências devastadoras sobre a vida da outrora pacata vila piscatória.

Uma alegoria moderna de um clássico, onde os humanos se destroem sem precisarem de intervenção divina.

Sem comentários:

Enviar um comentário