Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Opinião - Filha do Pântano, Karen Dionne







Assim que vi a anunciar a publicação deste livro fiquei com vontade de o ler.
Esta é a história Helena, uma menina que nasceu e foi criada até aos 12 anos numa cabana no meio da floresta e perto do pântano.
A mãe foi raptada pelo pai quando era adolescente e mantida cativa na cabana, sem electricidade, água ou aquecimento.

A história é narrada por Helena, agora casada e com duas filhas, e começa com a fuga do pai da prisão.
Helena tenta ir procurar o pai na floresta pois acha que é única que conhece a floresta densa e o pântano tão bem como o pai, afinal de contas aprendeu com o pai.

O livro vai-nos contando a história desta família no presente e no passado, como foi sobreviver mais de 15 anos na floresta com pouca comida, roupa, medicamentos e outros bens de primeira necessidade.

Helena vive uma dualidade se sentimentos pelo pai, se por um lado no presente sabe o pai maltratou a mãe e a sequestrou, por outro, as lembranças da infância são boas, pois nessa altura não entendia as acções do "rei do pântano".

Eu gostei muito desta história e das descrições que a autora faz de como se vive numa cabana no meio da floresta sem acesso a quase nada.
Uma livro cativante com bastante suspense que leva o leitor da querer descobrir a verdade.

Classificação: 4/5


SINOPSE
Finalmente, Helena tem a vida que merece. Um marido dedicado, duas filhas lindas, um negócio que preenche os seus dias. Mas, quando um presidiário se evade violentamente de uma prisão vizinha, apercebe-se de que foi ingénua ao pensar que poderia deixar para trás os seus piores momentos. Helena tem um segredo: é o resultado de um rapto. O seu pai sequestrou a sua mãe quando esta era adolescente e manteve-a em cativeiro numa cabana remota nos pântanos da Península Superior do Michigan. Sem eletricidade, sem aquecimento, sem água canalizada, Helena, nascida dois anos depois do rapto, adorava a sua infância. E, apesar do comportamento por vezes brutal do pai, amava-o... até descobrir exatamente até que ponto uma pessoa podia ser selvagem.

Vinte anos depois, enterrou o passado tão profundamente que nem sequer o marido sabe a verdade. Mas, agora, o seu pai matou dois guardas prisionais e desapareceu num pântano que conhece melhor do que ninguém. A polícia começa a caça ao homem, mas Helena sabe que os agentes não têm qualquer hipótese de o apanhar. Sabe que há apenas uma pessoa que conta com as estratégias necessárias para encontrar alguém preparado para sobreviver a uma catástrofe e a quem o mundo chama «o rei do pântano»... porque há apenas uma pessoa que ele próprio treinou: a sua filha.
CRÍTICAS
«Um livro carregado de um suspense psicológico sensacional.»
Lee Child

Sem comentários:

Enviar um comentário