Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Opinião - Parem Todos os Relógios, Nuno Amado





Esta foi a minha estreia com o autor Nuno Amado. Já tinha ouvido falar de um dos seus livros, À Espera de Moby Dick mas não cheguei a ler.

Assim que dei caras com este livro a sua capa cativou-me logo e a sinopse deu-me a confirmação de que deveria lê-lo.

É um bom romance no qual Helena se envolve e apaixona por um italiano casado, Fabrizio, aquando de uma visita a Lisboa. Um dia, Helena vai a Itália ter com ele e sofrem um acidente de automóvel quando estavam juntos. Nunca mais teve contacto ou notícias de Fabrizio, até que um dia, 20 anos depois, recebe uma carta da filha a pedir ajuda para salvar o pai.

Após a morte de Helena, ao seu sobrinho-neto Carlos, são entregues um molhe de cartas antigas da tia Helena, através das quais ele pretende entender a vida que a tia levou, uma vez que nos últimos anos houve um grande afastamento entre os dois.

O livro é narrado alternadamente no passado e no presente e a escrita é muito simples e fluída. É uma leitura muito agradável, senti-me logo presa à história desde as primeiras páginas.
É daqueles livros que, no fim, me dá um sentimento de nostalgia, de como a vida passa num instante, de como os bons momentos às vezes são efémeres. 
Gostei muito deste livro!


Classificação: 4/5



SINOPSE
Aos trinta e seis anos, a professora de literatura Helena Remington apaixona-se loucamente por um italiano de visita a Lisboa. O romance entre os dois, intenso e tórrido, é, porém, abruptamente interrompido por um acidente de automóvel na costa italiana onde ambos passavam férias.

Decorridos vinte anos sem notícias de Fabrizio, Helena recebe uma carta da filha dele com um pedido ousado e urgente. Para o satisfazer, terá de lançar-se na mais arriscada aventura da sua vida, envolvendo-se com gente perigosa numa autêntica corrida contra o tempo. Tudo para salvar o homem que tanto amou. 

Muitos anos mais tarde, Carlos - o sobrinho-neto preferido de Helena - conhece Francesca, uma rapariga italiana que também precisa de ser salva e que o destino transforma em tradutora de cartas de amor. 

Parem todos os Relógios é uma narrativa fluida e aliciante sobre as consequências do amor, que combina magistralmente elementos de thriller policial, história de amor e épico familiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário