Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

domingo, 4 de março de 2018

Opinião - Limões na Madrugada de Carla M. Soares





Esta é a minha estreia com a autora Carla M. Soares, e não desiludiu.

O livro conta-nos a história de Adriana e da família paterna. A viver na Argentina desde muito nova, filha de pai português e mãe argentina, Adriana recebe um dia uma carta de um advogado português onde lhe é dito que tem um herança a receber em Portugal pela morte de sua tia, mas terá ir pessoalmente recebê-la.

Adriana embora renitente, acaba por ir, porque quer entender porque o pai se afastou repentinamente da sua família e foi viver para a Argentina. Nunca mais teve contacto com a família paterna nem nunca lhe contaram o motivo da saída de Portugal.

É um regresso ao passado da sua vida e da vida do pai, onde se desvendam segredos e histórias reais de pessoas reais.
A autora consegue criar uma grande expectativa em relação ao que que terá acontecido a esta família. Com uma escrita simples e fluída e com capítulos curtos, a leitura torna-se rápida.
Foi um livro que me prendeu desde as primeiras páginas.

Gostei muito e vou ficar atenta ao trabalho da Carla M. Soares.

Classificação: 4/5



SINOPSE
Ansiosa por regressar à Argentina, mas presa a Portugal, distante do homem que ama e da mulher com quem vive, Adriana está perante um dilema universal e intemporal: manter-se comodamente na ignorância ou desvendar o passado da família, como se de um caso policial se tratasse, enfrentando assim aquilo de que andou a fugir toda a vida, por mais doloroso que seja. 

Num jogo magistralmente imaginado pela autora, entre a vida atual de Adriana e os ecos do Portugal antigo, machista e violento dos seus pais e avós, esta história, de uma família e dois continentes, é uma viagem entre o presente e o passado, uma ponte sobre o fosso cultural que separa as gerações, um tratado sobre tudo aquilo que a família pode fazer à vida de um só indivíduo.

Entre a sombra e a luz, deixando que por vezes os silêncios falem mais alto do que as palavras, Limões na Madrugada é um romance sobre o amor incomum, o poder da família e a necessidade da coragem

Sem comentários:

Enviar um comentário