Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

terça-feira, 6 de março de 2018

Opinião - O Diário Secreto de Hendrik Groen aos 83 Anos e 1/4 de Hendrik Groen




Este foi daqueles livros que, assim que o vi, quis lê-lo.

A história centra-se em Hendrik Groen, um homem de 83 anos que vive numa residencial para pessoas idosas na Holanda.
É um diário que ele vai escrevendo durante um ano, onde é relatado o seu dia-a-dia e da pequena comunidade que se cria com os outros idosos. Pois Hendrik não tem família e é nestes amigos que se apoia e dá apoio também.

Há de tudo: alegrias, tristezas, doenças, amor, desamor, política, assuntos sérios como a eutanásia e humor, acima de tudo uma boa dose humor em quase tudo o que Hendrik relata. 

Um grupo pequeno de residentes do lar, no qual Hendrik se incluí, decidem criar um clube, ao qual chamam de "Velho Mas Não Morto". Cada um dos membros, rotativamente organiza uma saída onde todos vão e fazem alguma actividade diferente, a qual os restantes membros não sabe qual é.

Mas apesar do humor que este livro tem, não é uma leitura leve, muitas partes são angustiantes: a falta de contacto com a família, as doenças, as limitações que têm e acima de tudo a solidão... 

Penso que este livro é um retrato bem real do que se passa e se sente nesta fase da vida, vivendo numa residencial como esta. A maioria são pessoas ainda válidas, muitos são casais que vivem juntos, que podem sair e aproveitar ainda a vida. Ao contrário, aqui em Portugal a maioria dos idosos vai para um lar quando já precisam de cuidados e em casa ou a família não consegue dar esse apoio.

Há já a continuação deste livro, espero pela sua publicação em Portugal.


Classificação:4/5



SINOPSE
Hendrik Groen pode estar velho, mas ainda muito longe de estar morto, e espera não ser enterrado tão cedo. Os seus passeios diários são cada vez mais curtos porque as pernas começam a dar de si, e as suas idas ao médico são agora mais frequentes do que ele gostaria. Hendrik está velho, mas quem disse que tem de viver confinado ao lar para idosos perto de Amesterdão esperando que a morte chegue? Quando o Ano Novo começa, decide escrever o seu diário... 

Um romance inspirador que se tornou um fenómeno literário em todo o mundo. Ao chegar à última página, será difícil ao leitor, de qualquer idade, despedir-se de um personagem tão encantador e divertido.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Bem-humorado (e) maliciosamente incisivo... Apesar da subtileza de Groen, não se iluda. Vivemos numa sociedade envelhecida, O Diário Secreto de Hendrik Groen é um manual de resistência para os nossos dias.»
FIVE STARS Sunday Express

«Admirável... uma saga deliciosa e comovente que nos revela a maneira como um idoso lida com a velhice ... partimos do princípio de que Hendrik Groen é um personagem de ficção. Mas é uma ficção de tal forma baseada na observação da vida real que se torna profundamente convincente.»
Daily Express

«Um diário cheio de humor mas comovente, muito apreciado pela sua sagacidade e realismo.»
BBC Radio 4 Front Row

«Sensível, inconformado, irónico... eivado de humor.»
The Best New Fiction Mail on Sunday

Sem comentários:

Enviar um comentário