Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

domingo, 1 de julho de 2018

Opinião - Elmet Vidas Desencantadas de Fiona Mozley





Confesso que este livro comprei-o mais pela capa, não sei bem porque, mas adorei esta capa assim que a vi. Entretanto li alguns comentário muito bons sobre o livro e decidi arriscar.

A história centra-se numa família de 3 elementos: Daniel a irmã Cathy e o pai de ambos, John. Da mãe sabe-se muito pouco, apenas que tinha abandonado a família. Vivem numa pequena casa construída pelo pai no meio da floresta, onde caçam a sua própria comida. Daniel e Cathy convivem com uma vizinha, Vivian que os ensina algumas matérias da escola e também algumas lides domésticas. Uma família diferente que consegue viver quase  por sua conta, muito à margem da sociedade.

A certa altura surge uma questão sobre a propriedade das terras e da casa onde vivem. O pai sempre disse aos filhos que era dele, mas o verdadeiro proprietário aparece para reclamar a sua propriedade. John é um lutador, luta para ganhar dinheiro e sustentar a família. Então o proprietário, Sr. Price desafia-o para uma luta com um lutador ucraniano.

Não querendo revelar o resto da história, mas surge ainda outra problema no final do livro.

Quanto à minha opinião, a primeira metade do livro tem muito pouca acção, muitas descrições sobre o modo de vida desta família e muitos discursos indirectos, o que tornou a leitura pouco apelativa. Melhorou na segunda metade, com mais acção mas ainda com bastantes discursos indirectos. Mas aqui em partes importantes, as descrições são poucas e a autora deixa a dúvida se realmente aconteceu...

O livro termina com um final aberto, sem sabermos o que aconteceu a nenhuma das personagens, incluindo a mãe (ainda pensei que no final houvesse alguma revelação).
Honestamente não sei bem como classificar este livro. Será que vai haver uma sequela? Só assim me fará sentido um final como este em que deixa o leitor com tantas questões sem resposta...


Classificação: 3/5


SINOPSE

Shortlisted The Man Booker Prize 2017

Daniel está a ir para Norte e procura alguém. A vida simples que levava com a irmã Cathy e o pai desapareceu; tornou-se ameaçadora e sinistra. Viviam os três à margem da sociedade, numa casa que o pai construíra no bosque, caçando e procurando comida. O pai dissera-lhes que a pequena casa em Elmet era deles, mas afinal isso não era verdade. E alguns homens daquela terra, gananciosos e vorazes, começaram a vigiá-los de perto.

Esta é uma história sobre família, amor e violência; uma análise dura e implacável à sociedade contemporânea, ao indivíduo e à realidade, aos conceitos de classe e às discrepâncias entre quem somos e quem somos capazes de ser.
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma estreia notável que revela a vida à margem da sociedade. Uma história evocativa e sombria que não se consegue esquecer.»
Financial Times, Livros do Ano

«Um livro que é uma explosão silenciosa; requintado e inesquecível.»
The Economist

«Uma fábula gótica construída de forma inteligente. Elmet é uma conquista magnífica.»
Times Literary Supplement

«Um noir rural contemporâneo e fundador, impregnado de literatura e lendas da paisagem da região e da sua história medieval.»
The Guardian

«Lírico e meditativo. Uma encantadora manta de retalhos de influências unidas pela voz distinta de Mozley.»
New York Times

«Combinação de idílio pastoril, exposição política, saga familiar e conto de terror, lê-se como uma história tradicional que se transforma num filme de gangsters: Hansel e Gretel misturado com O Padrinho
Sunday Times

Sem comentários:

Enviar um comentário