Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

domingo, 16 de setembro de 2018

Opinião - Isto Vai Doer, Diário Secreto de um Médico de Adam Kay



Este foi daqueles livros que, assim que o vi e li a sinopse fiquei com vontade de ler.

Adam Kay, médico ginecologista-obstetra, relata neste livro o dia-a-dia do seu trabalho no serviço de urgências no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. 

Com bastante humor conta, em estilo de diário, as peripécias que vão acontecendo, comentários dos seus pacientes e dos colegas. Este diário foi escrito cinco anos antes de Adam Kay ter decidido deixar de exercer medicina. Recuperou-o e decidiu escrever o livro.

Mas nem tudo são rosas. Há relatos emocionados e emocionantes da sua vida de médico. Há relatos cruéis e reais do que é ser médico no Serviço Nacional de Saúde. Os longos horários de trabalho, os turnos sucessivos, a falta de pessoal, o controlo e as regras impostas pelo Governo, como afectam os hospitais, os médicos e os pacientes. Os longos anos de estudo, os exames e avaliações a que são sujeitos. E claro, o impacto que tudo isto tem na vida pessoal e familiar destes profissionais.

Portanto, este livro tem tudo. É bastante divertido e o autor consegue falar de assuntos sérios com bastante humor. Mas também me senti angustiada, triste e até de certa forma revoltada com a injustiça de muitas das situações descritas. Confesso que chorei em dois momentos... a ideia que as pessoas têm de que os médicos se habituam a lidar com a morte, ficou bem clara que não corresponde à verdade...
E também aprendi, pois o autor vai dando explicações de alguns actos médicos e doenças ao longo do livro. Por isto tudo, gostei muito desta leitura.

Creio que a vida de um médico português no nosso SNS será, em muito, semelhante à do Dr. Adam Kay. Sinto-me muito grata por haver pessoas como esta que abdicam de tanto, passam por tanto, têm coragem de fazer tanto em prol dos outros, em prol de todos nós.

Um livro que nos faz reflectir sobre o papel dos médicos na sociedade e entender o valor que têm.
Brevemente em série da BBC.

Classificação: 4/5
SINOPSE

Isto Vai Doer é um relato emocionante, cómico, e assustador de quem esteve na linha da frente no Serviço Nacional de Saúde britânico, numa profissão na qual as horas semanais de trabalho podem chegar a noventa e sete, em que diariamente é necessário tomar decisões de vida ou morte e a vida pessoal é relegada para segundo plano, não existindo tempo para os amigos e para relações duradouras. 

Esta é a história pessoal de Adam Kay, que utilizou o seu extraordinário sentido de humor para contar a sua experiência enquanto médico interno no Serviço Nacional de Saúde britânico. Em 2010, após seis anos de formação e outros seis como médico, abdicou da profissão por sentir que as condições impostas pelo sistema eram extremas e irracionais, nomeadamente remuneração mal ajustada em relação ao nível de responsabilidade exigido, que tiveram um forte impacto na sua vida profissional e pessoal.
CRÍTICAS
«Dolorosamente engraçado.»
Stephen Fry
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«O livro mais divertido do ano.»
The Sunday Times

«Hilariante e inteligente.»
The Times

«Electrizante.»
The Guardian


2 comentários: