Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

domingo, 1 de março de 2020

Opinião - O Tempo nos Teus Olhos de José Rodrigues






Que agradável surpresa que este livro foi! Deixo já aqui o meu agradecimento ao autor José Rodrigues por gentilmente me ter enviado um exemplar deste seu livro.

Esta história centra-se na família de Manuel que, após a morte da sua mulher Teresa, viu a sua vida desfeita e sem sentido. Manuel e Teresa, casados há mais de 50 anos, têm três filhos, Helena, Luísa e Eduardo. As filhas querem que o pai divida os bens e o dinheiro da herança da mãe e que se mude para um lar próximo da sua casa. Mas apesar dos seus 75 anos, Manuel não quer sair da sua casa onde sempre viveu com Teresa. Manuel recebe visitas frequentes da neta Joana e do seu namorado mas também de Eduardo, o seu filho mais novo que está emigrado na Suiça.

Manuel conta também com a companhia de um fiel amigo e confidente, Nicolau, o seu gato, que dá capa ao livro.

Um dia, num acaso, Manuel encontra uma residencial de idosos situada numa linda praia e fica encantado com o sítio. Após visita ao local, decide mudar-se para lá. E é aqui que a sua vida toma um novo rumo e volta a fazer sentido.

É o primeiro livro que leio do autor e gostei bastante da sua escrita que é simples e muito fluída. É uma história de amor, amizade, relações familiares e também de resiliência, superação e segundas oportunidades. Um livro sobre o envelhecimento que mostra como se pode aproveitar essa fase da vida da melhor forma. Velhos? Velhos são os trapos!
Fiquei presa a esta trama logo nos primeiros capítulos, é uma linda história que me tocou o coração, chorei mas também ri. E claro, adorei o Nicolau, não fosse eu uma amante destes felinos.

Gostei bastante do final do livro e fui surpreendida com acontecimentos que não esperava.
Achei muito original e bem conseguido a colocação de uma foto a preto e branco no início de cada capítulo da obra.
Recomendo sem reservas a leitura da história do Manuel e da sua família. Uma das minhas melhores leituras do mês.

Classificação: 5/5


SINOPSE
O coração é maior que a perda, porque a vida é maior que a dor, e a saudade e a felicidade não têm limites, nem tabelas, nem distâncias…

Uns dias antes de comemorar as bodas de ouro, a tragédia bate à porta de Manuel, com a morte da mulher da sua vida. As filhas, Helena e Luísa, há muito longe de casa, insistem que o futuro do pai passe pelo lar de idosos da vila mais próxima.
Na casa de Manuel, sucedem-se as reuniões familiares e as desavenças que o martirizam. Entre elas, valem as visitas carinhosas do filho mais novo e da neta, cúmplices da sua autonomia e capacidade de decisão, bem como a presença constante de Nicolau, o gato, companheiro fiel e atento ouvinte dos longos desabafos do septuagenário.
A solidão crescente e o agravamento de alguns problemas de saúde fazem com que Manuel ceda, mas apenas temporariamente, às pretensões das filhas.
Surpreendentemente, aquilo que seria o fim transforma-se no início de uma grande etapa na sua vida, entre novos sentimentos, novas pessoas e novos lugares. Na sua jornada de redescoberta da felicidade, Manuel muda completamente a vida de todos os que o rodeiam…

Sem comentários:

Enviar um comentário