Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

quinta-feira, 30 de julho de 2020

Opinião - A Dança da Água de Ta-Nehisi Coates






Em A Dança da Água vamos conhecer a história de Hiriam Walker, filho de Rose, uma escrava negra e Howard Walker, o proprietário de uma plantação de tabaco na Virgínia e dono de Rose.
Mas apesar de ser filho de Howard Walker, Hiriam não é livre. E cedo perdeu a sua mãe, pois foi vendida pelo seu pai.

Hiriam mostrou-se desde novo dotado de uma memória fora do normal e com algumas capacidades invulgares. Mas apesar da sua boa memória, não se consegue lembrar da sua mãe, não sabe onde está nem o que lhe aconteceu.

Após um acontecimento de quase morte, Hiriam decide que é altura para ser livre e resgatar a família que ele ainda tem, procurando ajuda. É pouco tempo depois que conhece uma agência de liberdade, a Underground, que tem agentes espalhados por vários estados que apoiam e tentam libertar os escravos do sul fugindo para o norte.

É bem descrita a forma como os escravos eram tratados pelos seus donos, como os filhos eram vendidos ou mães e pais eram vendidos para outras fazendas, separando e desfazendo famílias inteiras que nunca mais se conseguiam reunir. Não eram pessoas, eram mercadoria e o seu valor monetário era determinado em função do trabalho que conseguiam produzir.

Gostei bastante desta leitura apear de não ser uma leitura leve e que se leia muito rapidamente. Tem uma linguagem minuciosa, com muitas descrições e relatos. Nota-se que o escritor está habituado a escrever livros de não-ficção. A partir da parte II o ritmo da trama aumenta e a história centra-se em Hiriam obter resposta para o que são três grandes conceitos presentes neste livro: A Dança da Água, o Underground e a Condução.

Gostei particularmente das personagens femininas desta trama que são muitos fortes e com um papel muito relevante na vida de Hiriam.
É um romance baseado na história real de William e Peter Still sobre racismo, escravidão e luta pelo direito à liberdade. 
Não esquecendo que a escravidão na Virgínia durou mais de 200 anos...


Classificação: 4/5

Agradeço à editora o envio de um exemplar.




SINOPSE

Do autor vencedor do National Book Award, A Dança da Água é um romance de estreia ousado, sobre um dom mágico, uma perda devastadora e a guerra pela liberdade.
O jovem Hiram Walker nasceu escravo, numa plantação na Virgínia. Quando a sua mãe foi vendida, Hiram ficou sem qualquer memória dela, mas recebeu um poder misterioso.
Anos mais tarde, quando Hiram quase se afoga num rio, esse mesmo poder salva-lhe a vida. Este encontro com a morte, acorda em Hiram uma vontade urgente que o leva a criar um plano ousado: fugir da única casa que alguma vez conheceu.


Assim começa a viagem inesperada que leva Hiram da grandeza corrupta das plantações na Virgínia a células de guerrilhas no deserto, do caixão do Sul Profundo a movimentos perigosamente idealistas do Norte. E, mesmo no meio da guerra entre escravos e esclavagistas, Hiram permanece decidido em resgatar a familia que deixou para trás.


Esta é a história dramática de uma atrocidade infligida a gerações de mulheres, homens e crianças - a separação violenta e caprichosa de famílias e a guerra que eles travam para, simplesmente, estarem com as pessoas que amam. Escrito por um dos autores mais emocionantes da atualidade, A Dança da Água é um trabalho transcendente que restaura a humanidade daqueles a quem foi tirado tudo.
CRÍTICAS
«Um dos melhores livros que já li na minha vida.»

Oprah Winfrey

Sem comentários:

Enviar um comentário