Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Opinião - O Desempregado de Ricardo Tomaz Alves






Não conhecia o autor e parti para esta leitura sem nada saber do livro, pois nem a sinopse li.

Como o título sugere, a trama centra-se em Vicente, um jovem rapaz de 25 anos que devido a um momento infeliz, fica desempregado. Ele vive num quarto arrendado numa casa pertencente à D. São, uma idosa que vive sozinha.
Vicente já não gostava muito do seu trabalho e sentia-se desmotivado e sozinho desde que terminou a sua relação com a ex-namorada. Agora desempregado luta por encontrar um emprego. Acompanhamos assim Vicente nesta nova fase da sua vida, a sua ida ao Centro de Emprego e a várias entrevistas onde nos conta o que encontrou e algumas das peripécias por que passou. Desanimado, sozinho e sem um rumo e um objetivo na vida, Vicente não desiste de encontrar trabalho.

Até que um dia, devido a uma grande infelicidade, Vicente acaba por ir a um bar beber para esquecer e acaba por conhecer Lara, uma das empregadas do bar. Ela é uma jovem activista que pertence a uma organização e é aqui que a vida de Vicente dá uma volta e ele se sente útil e com um propósito.

Não me alongando mais na história, gostei, no geral, deste livro mas confesso que não me identifiquei muito com as personagens. Não gostei da postura do Vicente sobre a maioria dos assuntos. O autor tem uma escrita bastante fluída e simples, o texto tem capítulos curtos o que torna a leitura rápida. Aborda o tema do desemprego que é raro encontrar em livros de ficção e que considero importante que se fale. Aborda também algumas questões políticas mas sem aprofundar.
Achei que a parte inicial das idas do Vicente às entrevistas acabou por ser um pouco repetitivo e desmotivou-me um pouco. Houve alguns pormenores sobre o funcionamento do sistema judicial que não achei muito realistas.
O final da história ficou um pouco em aberto, gostava de ter sabido mais sobre a sua relação com os novos amigos.

Classificação: 2/5

Agradeço ao autor o envio de um exemplar desta obra.


SINOPSE

Este é um romance sobre um jovem que perde o emprego e que na luta para conseguir outro passa por entrevistas mirabolantes.

Acaba por conhecer uma jovem ativista que lhe mostra todo um mundo novo e acaba por meter-se em situações com as quais nem sequer imaginara (entre elas o rapto a um alto representante do Governo).

Irá este jovem perder-se no emaranhado de desespero e depressão em que o desemprego se pode por vezes tornar ou encarar esta situação como uma oportunidade de explorar novas oportunidades, tanto de emprego como de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário