A primeira parte de uma saga sobre a vida de quatro mulheres: Henny, Ida, Kathe e Lina. Passada em Hamburgo na Alemanha, a partir de 1919, vamos acompanhar a história de vida destas quatro personagens. Henny e Kathe são amigas desde tenra idade e juntas estão em formação para serem parteiras. Ida é uma menina mimada, rica, cujo pai é um empresário falido que necessita de "casar bem" a filha para garantir a continuidade dos seus negócios. Já Lina é professora e por isso mesmo não pode seguir a vida das amigas, pois está proibida de contrair matrimónio, uma das muitas imposições que existiam à época. As vidas destas quatro jovens mulheres encontrar-se-ão e criarão entre elas uma forte relação de amizade.
Um romance histórico que me cativou desde os primeiros capítulos, primeiro porque abrange o período do final da 1ª Guerra Mundial até o final da 2ª Guerra Mundial, o que nos permite, através destas mulheres conhecer a Europa da primeira metade do século XX. Segundo, porque é muito centrado nestas mulheres, no seu papel na família e na sociedade, e este retrato sociólogo da época está muito bem descrito e relatado ao longo de todo o livro.
Uma história que aborda vários assuntos como a escolha da carreira em detrimento da família, a homossexualidade, o direito das mulheres a não querer ter filhos, as proibições a que as mulheres estavam sujeitas mas também o processo de ascensão de Hitler ao poder, a perseguição dos judeus, e inevitavelmente os campos de concentração.
Com uma escrita clara e fluída, a autora presenteia-nos com várias personagens fortes. Mulheres corajosas com uma personalidade marcante e que quebram vários estereótipos da sociedade da época. Um livro que gostei muito de ler mas que, em certos momentos da narrativa, gostaria que a autora tivesse revelado um pouco mais de certos acontecimentos. Sem dúvida uma leitura que recomendo sem reservas aos apreciadores deste género literário. Ansiosamente à espera dos próximos volumes desta saga.
Classificação: 4/5
Agradeço à Editorial Planeta o envio de um exemplar.
Foi lido em leitura conjunta com a Sandra das Leituras Descomplicadas, a Bela de Books of Bela e a Filipa de The Door to a Better World
SINOPSE
A história emocionante de quatro mulheres que enfrentam juntas as suas próprias batalhas Hamburgo, 1919. A Primeira Guerra Mundial acabou e a cidade começa agora, finalmente, a despertar.
Henny e Käthe, amigas desde a infância, sonham tornar-se parteiras e acabam de iniciar a sua formação. Henny deseja deixar de viver na sombra da mãe, e a rebelde Käthe, convicta comunista, está apaixonada por um jovem poeta.
Outras duas mulheres se cruzarão nos seus caminhos: Ida, rica e mimada, filha de um importante empresário falido que pretende casá-la com um herdeiro rico; e Lina, uma jovem e humilde professora, que guarda um segredo do passado.
As quatro amigas tornam-se inseparáveis e, apesar das suas diferenças, crescem e enfrentam juntas os golpes e as alegrias do destino, a transformação do mundo, o fim das liberdades e a chegada da terrível ameaça nazi.
Grandes e pequenos feitos que ficarão para sempre ligados pelo elo da amizade.
Filhas de uma Nova Era é a primeira parte de uma emocionante saga sobre liberdade, amor e coragem que através de uma geração de mulheres que não se deixou arrastar pelas circunstâncias que lhes calharam em sorte, nos narra a fascinante história do século XX.
Sem comentários:
Enviar um comentário