Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Opinião Sira, de Maria Dueñas

 

                                                    

Comprar aqui

 

❗Atenção: Esta opinião pode conter spoilers do primeiro livro ❗


Depois de O Tempo Entre Costuras vamos novamente encontrarmo-nos com Sira. Desta vez uma Sira mais madura que passou por tantos desafios no seu passado. Casada com Marcus e grávida do filho de ambos, estão a viver na Palestina, no final da Segunda Guerra Mundial, numa fase de grande instabilidade política e social. É então que Sira vai sofrer um novo e trágico revés na sua vida que a levará para Inglaterra.

Mais uma vez um grande livro com uma história muito bem escrita e muito envolvente. A autora consegue prender o leitor às personagens, entender o seu sofrimento, sentir empatia mas também alegrar-se com as suas conquistas.

Gostei muito desta leitura onde as referências históricas e políticas estão sempre presentes e na dose certa para situar o leitor na época e nos vários cenários desta narrativa: Palestina, Inglaterra, Marrocos e Espanha. Vamos acompanhar a visita oficial de Eva Peron a Espanha e confesso que gostei bastante desta parte da narrativa. Uma história sobre resiliência, recomeços, família e amor que apreciei ainda mais que o primeiro livro.

Sira é uma personagem fantástica, com uma grande capacidade de adaptação a diversas realidades, independente e por isso mesmo muito à frente da sua época. Daqueles livros que fiquei com pena de ter terminado e que ficaria muito feliz se houvesse nova sequela.


Classificação: 4/5


Agradeço à Porto Editora o envio de um exemplar.


SINOPSE

A Segunda Grande Guerra está a chegar ao fim, e o mundo avança para uma reconstrução tortuosa. Depois de cumprir as suas obrigações como colaboradora dos serviços secretos britânicos, Sira encara o futuro ambicionando alguma serenidade. Mas essa paz tarda em chegar. O destino reserva-lhe um infortúnio trágico que a obrigará a reinventar-se e a, mais uma vez, tomar as rédeas da sua vida sozinha e lutar com todas as forças para se adaptar ao futuro.
Entre factos históricos que marcarão uma época, Jerusalém, Londres, Madrid e Tânger serão os cenários para as novas aventuras de Sira, onde enfrentará desgostos e novos riscos, reencontros inesperados e a experiência da maternidade.
Sira Bonnard – antes de Arish Agoriuq, antes de Sira Quiroga – não é a inocente costureira que nos deslumbrou com figurinos e mensagens clandestinas, mas o seu encanto permanece intacto.
Sira está de volta, carismática e inesquecível.
O regresso da protagonista de O tempo entre costuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário