Considerado um dos melhores livros da literatura americana, este clássico é de leitura quase obrigatória.
Aproveitei a campanha da revista Visão, Ler Faz Bem, e decidi inseri-lo no Desafio de Leitura na categoria Clássico da Literatura.
Apesar deste livro ter sido publicado em 1925, muito dos temas abordados estão perfeitamente actuais, quase 100 anos depois. Parece que a sociedade continua com os mesmos problemas...
A história passa-se em 1922 nos EUA, uma época de prosperidade, riqueza e excessos. E é uma clara crítica ao chamado "sonho americano". Começa com a apresentação da misteriosa personagem Jay Gatsby através de Nick que se mudou para a casa ao lado da de Gatsby, onde há festas cheias de pessoas quase diariamente. Nick torna-se amigo de Gatsby mas sabe-se pouco sobre o passado e a origem da fortuna de Gatsby, mas especula-se bastante.
Mas há também dois triângulos amorosos, traições e infidelidades, histórias de amor e até algumas mortes. Gatsby lutou pela sua amada, voltou a encontrá-la alguns anos depois, mas o reencontro não teve o fim esperado.
O livro acaba em tragédia e percebe-se que apesar de Gatsby ter sempre tantos "amigos" nas suas festas, esses ditos amigos não eram mais do que simples aproveitadores da sua fama e fortuna. Verdadeiros amigos eram, afinal, muito poucos. A falta de valores é outra critica bem referenciada nesta história.
Gostei bastante da história, apesar de ter demorado um pouco a "ficar presa" a ela. De leitura muito fluída e fácil, tem personagens muito interessantes, muito mistério à volta da origem e passado do Gatsby, uma bonita história de amor, outras malogradas e um final com muita emoção e tristeza.
Classificação: 4/5.
Sinopse:
Justamente considerada uma das mais importantes obras de ficção do século XX, O Grande Gatsby é um retrato notável da era dourada do jazz em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época.
Tendo em conta que vi o filme e gostei bastante o livro deve ser qualquer coisa =)
ResponderEliminarBeijinho*
Agora vou ver o filme ;)
EliminarTudo do Fitzgerald é perfeito! Sou muito fã e não posso nem falar porque sou super suspeita!
ResponderEliminarBjos
Oie! Tudo bem?
ResponderEliminarAinda não li nada desse autor, mas esse livro encabeça minha lista de desejados/leitura, tenho certeza que deve ser uma leitura maravilhosa! Não vejo a hora de conseguir realizar a leitura dele!
BJss
Olá! Tudo bom?
ResponderEliminarNossa sempre quis ler esse livro, sou apaixonada pelo filme, e já diversas resenhas e críticas literárias, mas ainda não tive a oportunidade de me deliciar com essa narrativa.
Beijos.
Olá
ResponderEliminarEsse é um livro que tenho vontade de ler desde que saiu o filme, mas a vida passa e acabei esquecendo dele, agora lendo sua resenha voltei a ter muita vontade de lê-lo. Espero fazer isso em breve.
Oi!!
ResponderEliminarVc acredita que nunca vi o filme desse livro? Sempre acabo escolhendo outro pra assistir e deixando esse de lado. Vou dar uma oportunidade tanto para o livro quanto para o filme!!
Bjs
https://almde50tons.wordpress.com/
Ainda não conhecia essa obra. Parece maravilhosa. Espero ter a oportunidade de conhecer.
ResponderEliminarOiee ^^
ResponderEliminarEu sempre lia sobre esse livro, e também o via sendo mencionado em filmes e séries, mas, apesar de ter curiosidade de ler um dos maiores clássicos estadunidenses, não tenho animação para fazê-lo...haha' pretendo um dia, mas não agora *-*
MilkMilks ♥
oi! Esse é um livro que tenho vontade de ler, confesso que não conhecia antes de ouvir falar do filme (também não vi o filme) fui saber porque minha cantora favorita faz parte da trilha sonora, passei por ele algumas vezes por bibliotecas mas sempre com medo da leitura, livros mais velhos acabam tendo um diálogo muito cansativo, e dependendo da edição, acaba tendo uma diagramação que atrapalha toda a leitura, mas lendo sua resenha, me parece ser um dos poucos livros mais velhos que possuem uma leitura fácil e fluída, o que me anima bem mais para futuramente lê-lo.
ResponderEliminarSim, muitas vezes livros mais antigos têm linguagem mais difícil de ler, mas este não, lê-se muito bem. :)
EliminarJá ouvi falar muito desse livro, mas ainda não o li. Parece ser interessante.
ResponderEliminarBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Falam muito bem, mas este (ainda) não li!
ResponderEliminarOi Inês.
ResponderEliminarEu achei sua resenha bacana demais, pois tenho muita vontade de ler este clássico. Eu tenho ele em formato digital, mas não li porque quero ter o livro físico para adicionar na minha coleção. O filme é muito bom.
Bjos
Tenho mesmo de ver o filme! :)
EliminarOi, tudo bem?
ResponderEliminarFaço curso de Letras mas estou devendo demais leituras de clássicos de como esse, infelizmente ainda não li nada do Fitzgerald e por ter tantas criticas positivas no ciclo da literatura acredito que deve ser uma leitura ótima. Anotei o nome do livro e irei procurá-lo na próxima visita a biblioteca.
Beijos!
Cantinho da Lua
Olá!
ResponderEliminarConfesso que não sou de ler clássicos, mas gostei da sua resenha e fiquei intrigada com a história. Se tiver oportunidade lerei esse livro, é sempre bom conhecer histórias novas.
Adorei a sua resenha.
Beijinho!
Não é daqueles clássicos massudos e chatos não. :)
EliminarAcredita que eu não conhecia o livro e nem mesmo nunca li nada do autor?
ResponderEliminarPreciso resolver esse problema! Gostei bastante da dica, e saber que a história é fluída aumentou meu interesse. :)
Olá, tudo bem? Mais um clássico da vida que preciso ler, e urgentemente. Sempre ouvi elogios rasgados sobre o livro, e você é mais uma voz para somar para eu tentar ler. Quero a muito tempo começar a ler clássicos mas sempre acabo fugindo. Adorei esse tema que apesar de ter escrito tem um tempinho parece ser atemporal. Adorei!
ResponderEliminarBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oi.
ResponderEliminarEu estava com uma versão deste livro, mas acabei trocando num sebo. Quero outra versão agora, mas não com a capa do filme. Também quero ver o filme que eu ainda não assisti. Vivo deixando para depois e nunca consigo ver.