Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Opinião - A Morte do Papa de Nuno Nepomuceno






Assim que soube que o Nuno Nepomuceno ia publicar um novo livro, fiquei muito entusiasmada. Já li vários livros do autor e são todos muito bons.

Nesta nova obra, um thriller religioso, o Papa Mateus I, recém-eleito, é encontrado morto nos seus aposentos, 33 dias após a sua eleição. A partir deste acontecimento vai-se desenrolar toda a trama desta história.

O já nosso conhecido Professor Afonso Catalão e a sua mulher Diana voltam "ao activo" neste livro. Diana, jornalista, consegue entrar em contacto com o responsável por um site onde têm sido divulgadas informações novas sobre a morte do Papa, informações essas contraditórias às oficialmente divulgadas pela Santa Sé.

Enquanto decorrem estas investigações, um jornalista da Rádio Vaticana, Paolo, investiga o desaparecimento de Gabriella, uma adolescente de 15 anos, passado há vários anos. Paolo e Diana acabam por cruzar caminho nas suas investigações e juntos tentam saber o que de facto aconteceu.

Este livro é rico em personagens, em descrições, em lições de história, onde são abordados alguns temas tabu para a Santa Sé. É também por isto que gosto de ler, porque aprendo. E confesso que história da igreja católica não é o meu forte, por isso sinto que aprendi bastante.

É uma história que vai ganhando bastante ritmo e muita acção, está sempre a acontecer alguma coisa. O autor leva-nos a vários locais: Lisboa, Roma, Londres, Vaticano e Haia. Há várias pequenas histórias paralelas que, inicialmente parecerem ser soltas, mas que depois entenderemos a ligação que têm entre elas. Quem já leu os livros do autor sabe que a sua escrita é simples e muito fluída. Por tudo isto é um livro de leitura compulsiva, que nos deixa com vontade de ler e saber mais e não nos deixa parar.

O autor explica numa nota que esta história é inspirada em factos reais, na vida e morte do Papa João Paulo I. Tal como o desaparecimento de Gabriella é inspirado na história real do desaparecimento de Emanuela Orlandi. Assim como outros acontecimentos que decorrem ao longo do livro.

Gostei muito deste livro, um thriller com bastante suspense, reviravoltas e alguns apontamentos do já habitual humor do autor. Toda a história está muito bem construída que me prendeu desde os primeiro capítulos e com um final bastante inesperado.  Deixou-me a pensar...Uma escolha muito boa para ser a minha primeira leitura do ano.
Recomendo!

Classificação: 4/5


Agradeço ao autor, Nuno Nepomuceno, por me ter enviado um exemplar deste livro.



1 comentário:

  1. Ainda não li o livro, mas adoraria. Um autor cujas histórias cativam os seus leitores.

    ResponderEliminar