Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Opinião - Voltar a ti de José Rodrigues; Fotografia: Sara Augusto






Este é o segundo livro que leio do autor José Rodrigues e não ficou nada atrás do primeiro.
Nesta história conhecemos a protagonista Constança, o seu irmão Luís e os pais Noémia e José que vivem numa aldeia do interior norte. Constança vive agora com Guilherme no Porto e Luís voltou recentemente à casa dos pais depois de uma desilusão amorosa.

Constança trabalha numa empresa de sistemas de informação e é chamada a ir para o Algarve para implementar um novo programa num hotel da zona. Vai ficar por lá cerca de 6 meses. Constança fica apreensiva pois ela vive entre dois mundos, a sua vida no Porto e a vida que deixou na aldeia. Ela está bastante preocupada com Luís pois este deixou de ter interesse na sua vida e em trabalhar depois que a mulher o deixou por outra pessoa.

Esta é uma história de famílias, desta família, de desilusões e perdas mas também de renovação, esperança e segundas oportunidades. É ainda um romance que aborda os problemas psiquiátricos, a doença mental, o sofrimento do doente e a impotência dos que estão à sua volta. 

Foi uma leitura compulsiva, devorei este livro em 24 horas, fiquei logo agarrada a esta família nos primeiros capítulos. A escrita do autor é simples e muito fluída, que mais posso dizer: adorei!

Classificação: 5/5


Agradeço ao autor José Rodrigues a cedência de um exemplar.


SINOPSE
«O amor não é sentimento para repousos longos e confiantes, mas, como acontece com todas as coisas intensas deste mundo, é uma das fontes maiores da felicidade humana.»

Constança divide os seus dias entre dois mundos. Na cidade grande do Norte, dedica-se ao trabalho e a Guilherme, o companheiro com quem reparte os planos para o futuro. Na sua pequena aldeia do interior, encontra a doçura das memórias de infância e o carinho dos pais, enquanto apoia e conforta o irmão mais velho, Luís, recentemente regressado a casa, onde procura recuperar de um profundo desgosto.

Um inesperado desafio profissional força-a a alterar as rotinas. Se a distância geográfica a obriga a reconstruir a sua presença habitual entre os dois lugares, sentimentos novos e inesperados abrem-lhe um caminho até agora desconhecido pelo seu coração.

Entre a tragédia e a perda, o amor e a saudade, o novo mundo de Constança surge de forma intensa, surpreendendo-a a cada passo e a cada incerteza. Com ele, a sua reconstrução interior e também a espera, sempre paciente, pela felicidade…

Sem comentários:

Enviar um comentário