Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Opinião - Oito Crimes Perfeitos de Peter Swanson

 





Fiquei muito contente quando vi que ia ser lançado um novo livro do autor Peter Swanson porque adorei o primeiro livro, Aqueles que Merecem Morrer.

Malcolm Kershaw é o nosso protagonista, é sócio da livraria Old Devils Bookstore, especializada em thrillers e policiais. Um dia uma agente do FBI aparece na loja a querer falar com ele. Uns anos antes, no blog da livraria, Malcolm publicou uma lista dos oito crimes que ele julga serem perfeitos, no mundo da literatura. Desde a História Secreta de Donna Tarte aos Crimes do ABC de Agatha Chrisite. A agente Gwen Mulvey informa-o que há vários homicídios a serem investigados que parecem imitações dos crimes dessa lista dos oito crimes perfeitos, pedindo assim a sua ajudar para tenta resolvê-los.

Oito Crimes Perfeitos tem um enredo bastante original e inteligente, que cativa qualquer amante dos thrillers e policiais. Gostei bastante de o ler, foi uma história que me agarrou desde as primeiras páginas. O autor conseguiu manter sempre o interesse do leitor ao longo do livro pois abordou também o passado de Malcolm, o que me agradou bastante. Fica a ideia de que o autor quis prestar um género de homenagem aos policiais clássicos da literatura, em especial à autora Agatha Christie pois as referências literárias são bastantes e frequentes ao longo de todo o livro.

Confesso que esperava um final um pouco mais surpreendente devido ao ritmo e ao rumo que o autor deu ao enredo mas ainda assim gostei bastante da resolução destes crimes. Quanto a eventuais spoilers dos livros que compõem a lista dos oito crimes perfeitos, apenas quatro estão traduzidos para português e dois deles já tinha lido. Os restantes são livros que muito provavelmente não irei ler e por isso os spoilers não me incomodaram, pois são livros mais antigos dos anos 30 e 40 do século passado.

Um livro diferente que gostei bastante de ler e que é, sem dúvida, uma boa recomendação para quem gosta de thrillers e policiais. E, claro, não podia deixar de referir que adorei o gato Nero!

Classificação: 4/5

Agradeço à editora o envio de um exemplar.




SINOPSE

Fenomenal, raro, absolutamente original e muito envolvente, este livro não deixará nenhum leitor indiferente Mais do que um thriller carregado de emoção e suspense, psicologicamente astuto e inteligente e que presta homenagem aos clássicos policiais, Oito Crimes Perfeitos é uma obra prima imperdível. Tudo começa quando o livreiro e aficionado por policiais Malcolm Kersham compila uma lista dos assassinatos mais engenhosos na ficção, a que dá o título «Oito Homicídios Perfeitos».>

Trata se de crimes escolhidos entre os melhores dos melhores, incluindo obras de Agatha Christie Patricia Highsmith ou Donna Tart. A surpresa surge quando uma agente do FBI lhe bate à porta em busca de informações sobre uma série de assassinatos que se parecem perigosamente com os crimes da sua antiga lista. E enquanto o livreiro decide reler os livros escolhidos, o assassino aproxima se, vigia o, observa cada movimento seu, qual sombra diabólica que sabe demais sobre a sua verdadeira história.

Para se proteger, Malcolm decide procurar os potenciais suspeitos e começa a deixar atrás de si um rasto de morte.

CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Um livro muito engenhoso.»
The Times

«Diabolicamente bom.»
Observer

«Este livro tem um ritmo exemplar. O autor sabe como e onde deve dar reviravoltas.»
The Herald

«Um thriller inteligente e cheio de estilo que é também uma carta de amor à ficção policial.»
Sunday Mirror



Sem comentários:

Enviar um comentário