Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

domingo, 30 de agosto de 2020

Opinião - O Anjo de Munique de Fabiano Massimi






Esta história situa-se em 1931 em Munique, na Alemanha, antes de Adolf Hitler ter sido nomeado Chancelar da Alemanha e pouco antes das eleições que deram a vitória ao partido nazi.

A trama centra-se na morte de Angela Raubal, conhecida por Geli. O inspector Sigfried Sauer é chamado a ir a um luxuoso apartamento onde Geli jaz morta, com um revolver ao seu lado. Tudo leva a crer que se trata de um suicídio. Mas assim que chega, o inspector sabe que aquela morada é de Adolf Hitler, o político mais famoso e poderoso da Alemanha. Geli é sobrinha de Hitler.

Há logo pressão para que a investigação corra o mais rapidamente possível para o caso ficar resolvido e ser arquivado. Mas começam a surgir questões algo duvidosas e até outras mortes ligadas à vítima.

O inspector fica sem saber o que fazer pois tanto recebe "instruções" para arquivar o processo tendo a morte sido suicídio, como recebe "instruções" para continuar a investigar e descobrir a verdade dos factos, custe o que custar.

Foi um livro que me prendeu logo desde os primeiros capítulos e que se tornou empolgante e viciante de ler. Gostei do contexto histórico e de todas as descrições relacionadas com o clima que já se sentia na Alemanha, as movimentações que já havia em torno do partido de Hilter. Uma trama com muito ritmo, sem momentos pouco interessantes, o que torna este thriller histórico emocionante.

Classificação: 4/5

Agradeço à editora o envio de um exemplar.




SINOPSE

Munique, Setembro de 1931. Faltam poucas semanas para que umas eleições históricas outorguem o poder aos nazis. O comissário Sigfried Saue é chamado com urgência a um elegante apartamento, onde Angela Raubal, 22 anos, conhecida como Geli, é encontrada no seu quarto sem vida. Ao lado do corpo um revólver, tudo sugere que se trata de um suicídio. Geli, no entanto, não é uma mulher comum e o apartamento onde vivia e morreu, bem como o revólver que disparou o tiro fatal, não pertencem a um homem qualquer, são do seu «tio Alf», que o resto da Alemanha como Adolf Hitler, o político mais notório do momento. Em parte também por causa dessa estranha relação com a sua sobrinha, fonte de indignação e escândalo entre as fileiras dos seus inimigos e entre os seus colaboradores mais próximos. Sempre juntos, sempre felizes e sorridentes numa intimidade adolescente. O inspector Sauer se encontra dividido na sua investigação entre aqueles que o mandam encerrar a investigação passadas escassas horas e aqueles que o instruíram a ir ao fundo do caso e descobrir a verdade, qualquer que seja.

3 comentários: