Este é o primeiro livro publicado em Portugal do autor Alex Schulman. E após ler a opinião de algumas meninas aqui da comunidade livrólica, fiquei bastante curiosa.
O livro remete-nos para a Suécia, para uma casa de campo junto a um lago onde a família de Benjamin passava férias durante a infância dos filhos. Mãe, pai e três filhos: Benjamin, Pierre e Nils.
Após a morte da mãe, os três irmãos, já adultos, regressam à propriedade para deixar as suas cinzas, conforme o pedido da mãe. Os irmãos foram-se afastando uns dos outros à medida que foram crescendo e se tornaram adultos e esta viagem fá-los regressar à infância e àquilo por que passaram na casa do lago.
A narrativa é contada pelo Benjamin a dois tempos: no presente e no passado, altura da sua infância. Mas esta narrativa tem a peculiaridade de, a parte do passado ser contada ao contrário. Sabemos que houve um acontecimento traumático que afetou profundamente esta família mas ele é-nos cantado do fim para o início, o que permitiu que me prendesse totalmente a esta história.
Gostei muito desta história que está, desde o início, envolta numa atmosfera algo misteriosa e sombria. Há vários aspetos relatados que nos levam a crer que há algo de estranho e disfuncional nesta família. Um livro sobre família, sobre saúde mental e também sobre reencontros. Uma história que me cativou desde o inicio. Um final surpreendente que deu resposta às duvidas que me assolaram durante a leitura.
Após ter lido este livro, tive a felicidade de ser convidada pela Porto Editora para uma conversa online com o autor e outras meninas com projetos literários. Foi muito bom tê-lo conhecido e ter entendido um pouco mais da envolvência deste livro e desta família. Que bom que seria se pudesse sempre conversar sobre o autor depois de ler um livro.
Classificação: 4/5
Agradeço à editora o envio de um exemplar e o convite para estar presente na conversa com Alex Schulman,
SINOPSE
Como chegámos a este ponto? Como pudemos nós os três, que éramos como um só na infância, afastar-nos tanto uns dos outros? Quando nos tornamos estranhos? O que aconteceu?
Três irmãos regressam à casa de campo junto ao lago onde, duas décadas antes, um terrível acidente mudou as suas vidas para sempre. Levam com eles as cinzas da mãe, cujo último desejo os apanhara de surpresa: sempre pensaram que ela desejaria ser sepultada ao lado do falecido marido.
Benjamin segue ao volante, conduzindo o carro e os irmãos numa viagem através do tempo, até uma época em que eram crianças entregues a si mesmas, perante a indiferença dos pais. São agora adultos. Três estranhos, inevitavelmente unidos por uma história comum de lutas pela atenção do pai e pelo amor imprevisível da mãe.
O falecimento da mãe traz velhos traumas à superfície, e a tensão entre os irmãos aumenta. Que segredo terá ficado enterrado no seu passado?
CRÍTICAS
Chiara Scaglioni, Mondadori (Itália)
Ursula Doyle, Fleet (Reino Unido)
Sem comentários:
Enviar um comentário