Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

domingo, 8 de maio de 2022

Opinião - Mulheres de Sal de Gabriela Garcia

 






Mulheres de Sal é um livro sobre mulheres, da mesma família e de cinco gerações diferentes. 
Vamos conhecer Jeanette que vive no presente em Miami, é filha de Carmen, imigrante cubana. A relação entre ambas não é pacífica devido às escolhas de Jeanette, mas a relação de Carmen com a sua mãe Dolores (que ficou na sua terra natal) também não.
Um dia Jeanette decide acolher a filha da sua vizinha Glória, também ela imigrante que foi detida e levada para um centro de imigrantes para ser repatriada. 
Jeanette viaja para Cuba para conhecer a família que lá ficou, nomeadamente a sua avó Dolores e tentar entender o que se passou entre a avó e a sua mãe.
Mas também vamos conhecer a história de Maria Isabel da mesma família, na Cuba de 1866, trabalhadora numa fábrica de tabaco, assim como toda a situação política e social da época.

É uma história crua e dura, que aborda temas muito atuais como a emigração, o repatriamento de emigrantes, o consumo de drogas, e relações abusivas. São mulheres fortes que lutam pela sua sobrevivência num mundo de desigualdades e injustiça. 

Apesar de ter gostado da história de todas estas mulheres, achei a narrativa por vezes confusa na linha temporal, senti que me perdi um pouco. No fundo são pequenas histórias sobre as várias personagens que têm alguma ligação entre si. Na minha opinião esta estrutura tornou-se confusa. 
Não sei se por ser um livro mais pequeno, achei que ficou algumas respostas por dar e senti que o final foi um pouco apressado
 e por isso não consegui desfrutar desta leitura da forma que queria e esperava. Ainda assim recomendo a leitura por abordar temas muito atuais e importantes.

Classificação: 3/5

Agradeço à Cultura Editora o envio de um exemplar.



SINOPSE

Na Miami do presente, Jeanette luta contra o vício. Filha de Carmen, uma imigrante cubana, está determinada em saber mais sobre a história da sua família e toma a decisão imprudente de acolher a filha de uma vizinha levada pelo Departamento de Imigração. Carmen, ainda a lutar com o trauma da mudança, tem de processar a relação difícil que tem com a sua própria mãe enquanto tenta criar uma Jeanette rebelde.
Firme na sua busca por respostas, Jeanette viaja para Cuba para encontrar a avó e desvendar os segredos do passado.

Desde as fábricas de tabaco do século XIX aos centros de detenção atuais, de Cuba ao México, Mulheres de Sal de Gabriela Garcia são um caleidoscópio de traições - pessoais e políticas, autoimpostas e infligidas por outros - que moldaram a vida destas mulheres extraordinárias. Uma reflexão assombrosa sobre as escolhas das mães, o legado das memórias que carregam e a tenacidade das mulheres que escolhem contar as suas histórias apesar de tentarem silenciá-las. Este é mais do que um livro sobre diáspora, é a história das raízes humanas mais emaranhadas e honestas da América.


Sem comentários:

Enviar um comentário