Livros Lidos

Inês - 's bookshelf: read

O Grande Gatsby
Isto Acaba Aqui
A Cabana
Escrito na Água
A Rapariga Que Sonhava com Uma Lata de Gasolina e Um Fósforo
A Rapariga de Antes
O Império dos Homens Bons
Em Parte Incerta
O apelo da selva
Os Homens que Odeiam as Mulheres
Diário de Anne Frank
A Princesa de Gelo
A Quinta dos Animais
Maligna
Como é Linda a Puta da Vida
Um estranho lugar para morrer
A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
A Rapariga no Comboio
Mulheres, Comida & Deus
A aventura do bolo de natal


Inês - Livros e Papel's favorite books »

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Ainda novidades de Junho

Cynthia disse a Anne que não levasse a filha Cora, a bebé de seis meses, para sua casa na noite do jantar para que ela e o marido Marco tinham sido convidados. Não era nada de pessoal. Ela simplesmente não suportava o choro de crianças. Marco não se opõe. Afinal, eles vivem no apartamento do lado. Têm consigo o intercomunicador e irão alternadamente, de meia em meia hora, ver como está a filha. 

Cora dormia da última vez que Anne a tinha ido ver. Mas, ao subir as escadas da casa em silêncio, ela depara-se com a imagem que sempre a aterrorizou. A menina desapareceu. Anne nunca tivera de chamar a polícia, antes disso. Mas agora eles estão lá e quem sabe o que irão descobrir... do que seremos capazes, quando levados além dos nossos limites?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Londres, anos sessenta do século vinte: uma imigrante proveniente das Caraíbas trabalha numa galeria de arte onde surge um quadro perdido durante a Guerra Civil espanhola e envolto em segredos inexplicáveis. 

Quem terá pintado este quadro admirável que surgiu de parte nenhuma? 

A verdade acerca desta pintura remonta a 1936 e a uma grande casa rural em Espanha, onde Olive Schloss, filha de um abastado negociante de arte, acalenta ambições que os pais desconhecem. 

Por este frágil paraíso, na Andaluzia, passam o artista revolucionário Isaac Robles e a sua meia-irmã, Teresa. 
Ambos se insinuam no seio da família Schloss, com consequências inimagináveis e desastrosas...                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
Todos temos segredos, e os segredos têm consequências. Adrian Wolfe tem duas ex-mulheres, cinco filhos e demasiada bagagem.
Mesmo assim, ele e a sua terceira mulher, Maya, vivem em harmonia com a sua extensa família? Até que Maya morre inesperadamente e sem explicação. Um ano depois, as circunstâncias bizarras da sua morte continuam a atormentar Adrian: terá sido mesmo acidente? Ou suicídio? Teria Maya razões para tirar a sua própria vida?
Tentando ultrapassar o luto, Adrian decide investigar e descobre segredos perturbadores que o levam a passar em revista a relação com as ex-mulheres e os filhos. De repente, a frágil bolha de felicidade que envolvia a sua esquizofrénica família rebenta. Nem tudo é o que parece com os Wolfes. E quanto mais defeitos Adrian descobre na sua vida aparentemente perfeita, mais ele se questiona: será que algo ou alguém levou Maya à beira do precipício?
Uma perda dolorosa, um pesado sentimento de culpa, uma mentira sombria? Um ano depois, a verdade vem ao de cima.
No verão passado, Skye perdeu a irmã num trágico acidente, e não consegue deixar de se sentir culpada pelo que aconteceu. Para ajudá-la a seguir em frente, os pais decidem que ela deve passar uns dias num campo de férias, juntamente com outros jovens.
Tudo parece correr bem; Skye faz novas amizades e participa em diferentes atividades radicais. Até ao dia em que começa a receber mensagens arrepiantes no telemóvel: alguém está a fazer-se passar pela sua falecida irmã. Assustada, Skye sente que não pode confiar em ninguém e, no campo de férias, todos são agora suspeitos.
Conseguirá Skye recuar ao passado e enfrentar os seus medos mais profundos, de forma a descobrir a verdade? Estará ela preparada para mergulhar no desconhecido? Um thriller cheio de suspense e com um toque de romance, ideal para jovens adultos. Uma leitura intensa, fluída, ritmada, com personagens misteriosas e intrigantes, mas muito realistas.

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Opinião - Desaparecidos - Caroline Eriksson


A capa deste livro cativou-me logo que o vi. O título e a sinopse foram suficientes para me convencer a querer lê-lo.

Este livro é um pouco diferente do habitual mas ainda assim, achei-o cativante. Isto porque a história começa com Greta, Alex e a filha Smilla a fazerem um passeio de barco no Lago "Maldito". Nesse lago há uma ilha, onde pararam mas Greta ficou no barco enquanto os outros foram explorar a ilha. Greta acabou por dormitar e quando acordou Alex e Smilla tinham desaparecido.

A partir daqui, Greta tenta desesperadamente procurá-los não havia pista nenhum de onde poderiam estar, mas a história é bastante confusa porque vem-se a saber que Greta tem problemas psicológicos, está em grande sofrimento. Ela própria não sabe e tem dúvidas do que realmente viu, ouviu e sentiu. A narrativa deixa-nos também bastante baralhados e perdidos.
O que torna a leitura um verdadeiro desafio pois nunca sabemos se o que Greta está a contar é o que verdadeiramente aconteceu. E claro, começamos a supor vários cenários possíveis, consoante o avançar da história.

Penso que para muitos poderá ser uma leitura desmotivante porque o período de confusão é bastante extenso, e sentímo-nos perdidos. Mas para quem gosta, é um livro carregado de suspense, apenas nos capítulos finais conseguimos montar as peças todas do puzzle, que é bastante grande.

Este foi o livro de estreia da escritora sueca Caroline Eriksson. Fico à espera dos próximos.

Classificação: 4/5

Sinopse

Ninguém mente. Ninguém diz a verdade. Todos têm segredos.
Greta acorda e percebe que Alex e Smilla ainda não voltaram. Saíram do barco para um passeio na ilha no meio do lago Maran, enquanto ela permaneceu a bordo, a descansar. Vai para terra procurá-los, mas rapidamente percebe que eles não estão na pequena ilha. Desapareceram.
O marido e filha desapareceram. Mas ela não é casada e nunca teve filhos….


segunda-feira, 5 de junho de 2017

Novidades a sair em Junho


Todas as manhãs, Zoe Walker faz o mesmo caminho para a estação de metro, espera no mesmo lugar da plataforma e escolhe o seu assento preferido na carruagem, sem nunca suspeitar que alguém a observa. 


Durante uma dessas viagens, certo fim de tarde, enquanto lê o jornal local, Zoe vê a sua cara num dos anúncios: uma foto de má qualidade, um número de telefone e a morada de um website:FindTheOne.com (Encontra-a.com).


Nos dias seguintes, as fotografias de outras mulheres começam a aparecer no mesmo anúncio, e Zoe percebe que foram vítimas de crimes extremamente violentos, incluindo homicídio.

Com a ajuda de uma polícia determinada, Zoe procura saber o que está por trás daquele anúncio perverso, uma descoberta que vai transformar a sua paranóia em pânico total. Alguém anda a seguir todos os seus passos. E Zoe tem a certeza de que alguém próximo de si a escolheu como próximo alvo.
Um thriller obscuro, claustrofóbico e repleto de volte-faces.




POLICIAL/THRILLER

Quando um rapaz descobre o corpo de uma mulher debaixo de uma espessa camada de gelo num parque do sul de Londres, a inspetora-chefe Erika Foster é imediatamente chamada para liderar a investigação. 
A vítima, uma jovem bela e rica da alta sociedade londrina, parecia ter a vida perfeita. No entanto, quando Erika começa a investigar o seu passado, vislumbra uma relação entre aquele homicídio e a morte de três prostitutas, encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, abandonadas nas águas geladas de outros lagos de Londres. 

A sua última investigação deu para o torto, e agora Erika tem a carreira presa por um fio. Ao mesmo tempo que luta contra os seus demónios pessoais, enfrenta um assassino altamente mortífero e que se aproxima tanto mais dela quanto mais próxima ela está de expor ao mundo toda a verdade. Conseguirá Erika apanhar o assassino antes de ele escolher a próxima vítima?




ROMANCE


O mesmo discurso foi feito centenas de vezes a centenas de lindas raparigas que entram na irmandade das sereias. Há anos que Kahlen segue as regras, esperando pacientemente pela vida que poderá considerar sua. 
Mas quando Akinli, um ser humano, entra no seu mundo, ela não consegue continuar a viver segundo as regras. De repente, a vida pela qual tem esperado não parece tão importante como a que está a viver agora.











ROMANCE
Da mesma autora de "O Quarto de Jack".

A jovem Anna recusa-se a comer e, apesar disso, sobrevive mês após mês, aparentemente sem graves consequências físicas. Um milagre, dizem.

Mas quando Lib, uma jovem e cética enfermeira, é contratada para vigiar a menina noite e dia, os acontecimentos seguem um diferente rumo: Anna começa a definhar perante a passividade de todos e a impotência de Lib. E assim se adensa o mistério à volta daquela pobre família de agricultores que parece envolta num cenário de mentiras, promessas e segredos.

Prisioneira da linguagem da fé, será Anna, afinal, vítima daqueles que mais ama?

Um drama intenso sobre os perversos caminhos do fundamentalismo, mas também sobre como o amor pode vencer o mal nas suas mais diversas formas.

domingo, 4 de junho de 2017

Opinião - "O Espião Português" - Nuno Nepomuceno


Descobri este autor através da Goodreads. Um dos meus amigos na aplicação indicou o livro como "want to read" e eu fui logo pesquisar o livro porque não conhecia. Bastou ver qual o género de livro que era para ficar interessada e após ler a sinopse fiquei mesmo convencida a lê-lo.
Este é o primeiro livro de uma trilogia, a trilogia Freelancer e foi-me oferecido pelos meus filhotes no dia da mãe. :)
Gostei muito da história, o livro lê-se muito bem, uma escrita muito fluída, boas descrições sem serem demasiadas ou massudas e prendeu-me à história desde o início (sucesso garantido quando isso acontece!).
Logo nos primeiros capítulos uma boa surpresa, a personagem principal André vive na minha cidade, Torres Vedras, num empreendimento que conheço bem e por isso as imagens na minha cabeça do local são muito reais. Foi uma coincidência engraçada!
Ao longo do livro fui constantemente surpreendida com as revelações que foram sendo feitas. várias vezes fiquei de queixo caído. Nunca na vida conseguiria prevê-las. Sendo uma história de espionagem, claro que as surpresas eram esperadas, mas nunca sabemos quais. Muita acção e adrenalina mas também há uma história de amor, ou melhor, uma história de um amor malogrado que acompanha a narrativa até ao fim.
O livro acaba em aberto, claro está, para o segundo volume da trilogia.
Este livro tem tudo o que gosto num livro: suspense, acção, adrenalina, surpresas e revelações, várias histórias dentro da história principal, uma leitura intensa que me dá vontade de querer ler o resto de trilogia.

Classificação: 5/5


Sinopse:

E se toda a sua vida, tudo aquilo em que acredita, não passar de uma mentira? O que faria?

Estocolmo, Suécia.
Encerramento da Presidência da União Europeia.

Quando André Marques-Smith, o jovem director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português é enviado à capital sueca, está longe de imaginar que aquele será um ponto de viragem na sua vida.

Ao serviço da Cadmo, a agência de espionagem semigovernamental para a qual secretamente trabalha, recupera a primeira parte de um grupo de documentos pertencentes a um investigador russo já falecido. Mas quando regressa a Portugal, tudo muda. Uma nova força obteve a segunda parte do projecto e, de uma forma violenta e aterrorizadora, resolveu mostrar ao mundo que está na corrida pelos estudos do cientista.

Por entre os cenários reais de cidades como Estocolmo, Roma, Viena, Londres e Lisboa, a luta pelo inovador projecto começa, os disfarces sucedem-se, as missões multiplicam-se. E, enquanto é forçado a lidar com os condicionalismos de uma vida dupla, André vê-se inesperadamente envolvido num mundo de mentiras e traições; o mesmo que o levará a fazer uma descoberta que poderá mudar toda a Humanidade.

Vencedor do Prémio Literário Note! 2012, O Espião Português funde elementos tradicionais da ficção de espionagem com uma abordagem inovadora, intimista e sofisticada. Thriller intenso e vertiginoso, ode à família, amizade e amor, este é um romance imprevisível e contemporâneo ao qual não deixará de ficar indiferente.



quinta-feira, 1 de junho de 2017

Leituras do Mês - Maio



Mais um mês se passou, tempo para fazer o balanço das leituras de maio.

Além destes livros que aqui estão, ainda li metade do segundo volume da saga Millenium de Stieg Larsson, A Rapariga que Sonhava com uma lata de Gasolina e um Fósforo, e quase que terminei O Espião Português de Nuno Nepomuceno.

Por isso foram 5 livros e mais duas metades :)

Tinha estabelecido a meta para 2017 em 12 livros e como foi claramente ultrapassado, voltei a estipular outra meta, 25. Com o que estou a terminar fará 17 lidos.

Todos estes livros são bem diferentes, apenas A Cabana foi o que não me entusiasmou tanto mas ainda assim gostei. Recomendo a leitura de todos!

E as vossas leituras de maio como correram?

Livros de Maio



Este mês a minha estante ficou mais recheada do que o costume!
Apanhei várias promoções e as novidades boas são mais que muitas, é muito difícil resistir. A verdade é que comecei um mealheiro para comprar livros, assim o peso na consciência é menor!

Também costumo comprar livros usados, muitos estão em muito boas condições, praticamente novos. Foi o caso do "Fechada para o Inverno" e "Desaparecidos". Mas é preciso ter sorte e encontrar o que queremos.

Este mês, destes novos, li o "Escrito na Água" e o "Isto Acaba Aqui". Os outros, coitados, estão na lista de espera :)

Vê-se bem a minha tendência/preferência para os thrillers e policiais, mas também gosto de variar e ler outros géneros diferentes.

Que livrinhos entraram na vossa estante este mês?



segunda-feira, 29 de maio de 2017

Opinião - O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald (Desafio Leitura #14 Clássico Literatura)




Considerado um dos melhores livros da literatura americana, este clássico é de leitura quase obrigatória. 
Aproveitei a campanha da revista Visão, Ler Faz Bem, e decidi inseri-lo no Desafio de Leitura na categoria Clássico da Literatura.
Apesar deste livro ter sido publicado em 1925, muito dos temas abordados estão perfeitamente actuais, quase 100 anos depois. Parece que a sociedade continua com os mesmos problemas...
A história passa-se em 1922 nos EUA, uma época de prosperidade, riqueza e excessos. E é uma clara crítica ao chamado "sonho americano". Começa com a apresentação da misteriosa personagem Jay Gatsby através de Nick que se mudou para a casa ao lado da de Gatsby, onde há festas cheias de pessoas quase diariamente. Nick torna-se amigo de Gatsby mas sabe-se pouco sobre o passado e a origem da fortuna de Gatsby, mas especula-se bastante.
Mas há também dois triângulos amorosos, traições e infidelidades, histórias de amor e até algumas mortes. Gatsby lutou pela sua amada, voltou a encontrá-la alguns anos depois, mas o reencontro não teve o fim esperado.
O livro acaba em tragédia e percebe-se que apesar de Gatsby ter sempre tantos "amigos" nas suas festas, esses ditos amigos não eram mais do que simples aproveitadores da sua fama e fortuna. Verdadeiros amigos eram, afinal, muito poucos. A falta de valores é outra critica bem referenciada nesta história.
Gostei bastante da história, apesar de ter demorado um pouco a "ficar presa" a ela. De leitura muito fluída e fácil, tem personagens muito interessantes, muito mistério à volta da origem e passado do Gatsby, uma bonita história de amor, outras malogradas e um final com muita emoção e tristeza.


Classificação: 4/5.


Sinopse:

Justamente considerada uma das mais importantes obras de ficção do século XX, O Grande Gatsby é um retrato notável da era dourada do jazz em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época.


quinta-feira, 25 de maio de 2017

Opinião - "Isto Acaba Aqui" - Colleen Hoover (Desafio da Leitura #14 - Livro que comece com a letra do teu nome)



Este foi o primeiro livro que li da Colleen Hoover. Romance não é o meu género literário predilecto, é um facto, massss de vez em quando gosto de ir variar a minha leitura e ler livros e géneros diferentes.
Foi o grande vencedor do prémio Goodreads melhor romance de 2016 e quando foi editado aqui em Portugal, foi muito bem falado. Bem, por que não lê-lo? Foi o que fiz.
A história foi baseada na vida pessoal da escritora e aborda um assunto bastante complexo e delicado, a violência doméstica.
Não querendo entrar em muitos pormenores para não criar nenhum "spoiler", foi para mim interessante ver a perspectiva da filha de um abusador e da própria vítima de violência. Porque fiquei a perceber melhor a situação, a relação que a vitima tem com o abusador, o que é passar por este drama. Drama este que, na maioria das vezes é passado em total silêncio, sem que as pessoas mais próximas dêem conta.
Gostei muito da escrita, muito fluída, o livro lê-se muito bem, e depressa. Houve alturas que eu própria senti algum receio do que iria acontecer à personagem. À medida que ia avançado na história, fiquei receosa do que poderia acontecer e até dei por mim a avisar a Lily para não fazer isto ou aquilo.
É um livro bastante real e emotivo, pois o tema assim o impõe. Consegui não chorar o livro inteiro, mas no final há uma nota da autora onde fala um pouco da relação da narrativa com a sua própria vida e aí sim, sem quase me dar conta, fiquei com um nó na garganta e as lágrimas correram. Talvez por saber que esta era uma história verdadeira e que alguém passou por esse martírio...
Vou certamente querer ler outros livros da Colleen Hoover!

Classificação: 4/5

Sinopse: